Vídeo: Macaco-prego invade e destrói casas em Sobral e depois é apreendido pela Polícia Ambiental

O animal foi levado para o hospital veterinário do Município para posteriormente ser reinserido ao seu habitat

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br

Um macaco-prego invadiu e destruiu casas na cidade de Sobral, na região Norte do Estado, no início desta semana. De acordo com relatos de populares, o animal estava no bairro Renato Parente desde o último sábado (2) e, neste período, teria entrado em pelo menos duas residências. Em uma delas, a dona do imóvel conta que macaco deixou um rastro de destruição

“Quebrou enfeites e arranjos, tirou as peças do teclado do meu notebook, quebrou garrafas, derramou suplementos, cápsulas de café. Ele fez a maior destruição aqui em casa”, descreve a proprietária em vídeo gravado e divulgado nas redes sociais.

A Polícia Ambiental foi acionada duas vezes no começo desta semana, mas não conseguiu capturar o animal. Ontem (5), mais um chamado. Desta vez, os policiais, com apoio de veterinários, fizeram um cerco no local e conseguiram apreender o macaco-prego. 

A estudante universitária Marisa Donato foi quem fez o chamado nesta terça-feira. “Queríamos ter a certeza que o animal não sofreria nenhum tipo de maus-tratos, por isso chamei pessoas especializadas, como veterinários e a polícia ambiental”, pontuou. O animal foi sedado e levado ao Hospital Veterinário do Centro Universitário Inta (HOVET UNINTA), de Sobral. 

Ele ficará em observação e depois será reinserido em seu habitat. A Polícia Ambiental vai apurar se o animal saiu da Serra da Meruoca, que fica próximo ao local onde foi apreendido, ou se o macaco-prego estava sendo mantido domesticado por algum morador do bairro, o que se configuraria crime ambiental.  

Saiba Mais  

  • Transmissão de doenças - Apenas gotículas de urina ou saliva já são o suficiente para transmissões. Entre as doenças que podem ser disseminadas estão: raiva, febre hemorrágica, hepatites, herpes símia (B), tétano, amebíase e tuberculose. 
  • Habitat - O macaco-prego é encontrado em quase toda a América do Sul. No Brasil, habita diversas regiões, mas sua maior incidência é na floresta Amazônica e Atlântica. Entretanto, pode ser encontrado no Pantanal, Caatinga e Cerrado. 
  • Hábitos - Eles se alimentam de insetos, frutas e ovos e possuem uma adaptação na alimentação para ingestão de substâncias rígidas como nozes e demais sementes. Geralmente andam em grupos, com um macho dominante e até cinco fêmeas em fase reprodutora. Seus hábitos são diurnos. 

 

Assuntos Relacionados