Theatro São João faz 136 anos

O equipamento é o segundo mais antigo do Ceará e se mantém vivo dentro da programação cultural e artística

Escrito por Marcelino Júnior - Colaborador ,
Legenda: Com a praça que leva o seu nome, é um dos cartões-postais de Sobral
Foto: Foto: Marcelino Júnior

Sobral. Inaugurado em setembro de 1880, o Theatro São João, símbolo máximo da manifestação cultural desta cidade no Norte do Estado, ergue-se imponente ao longo dos anos em meio à Praça de mesmo nome, que juntos formam um dos cartões-postais da Princesa do Norte.

O equipamento cultural, segundo mais antigo do Ceará, ficando atrás apenas do Teatro das Ribeiras dos Icós, no Centro-Sul cearense, foi construído durante um grande período de seca no Estado, entre os anos de 1877 e 1879, por iniciativa de um grupo de jovens intelectuais e agitadores culturais da época, entre eles o jornalista e escritor Domingos Olímpio, que tem como obra máxima o romance Luzia Homem, que retrata o drama das secas, das migrações dos sertanejos e da luta pela sobrevivência no Semiárido nordestino, usando a força de uma mulher como centro da história.

Patrimônio

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em novembro de 1983, o prédio foi completamente restaurado, entre os anos 2000 e 2004, preservando suas características arquitetônicas de estilo neoclássico, inclusive mantendo o palco tipo italiano, onde os expectadores ficam apenas de frente, geralmente situando-se mais distante da plateia.

No caso do São João, o espaço da plateia foi construído em formato de ferradura, com 270 lugares, bem abaixo do nível externo, com balcões, acompanhando a tendência de vanguarda europeia, adotada em vários teatros do Brasil, tornando-se referência histórica, cultural e artística do Estado.

Pesquisa arqueológica

Anterior à sua restauração, o equipamento passou por minucioso levantamento arqueológico feito pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Após todo o trabalho de resgate histórico de sua arquitetura original, o prédio recebeu melhorias na sua estrutura com a instalação de modernos equipamentos de iluminação, cenotécnica, sonorização, acústica e um completo sistema de refrigeração e mobiliário. Desde sua reabilitação, o Theatro continua recebendo grande número de pessoas que apreciam todo tipo de expressão artística.

Atualidade

Para se manter em sintonia com os novos tempos, o espaço teve que ser inserido num contexto de formação e renovação estética, técnica e artística, além do incentivo à educação e formação de plateias, difusão e produção da cultura local. Para isso, seu funcionamento e democratização de uso são definidos por meio de Edital de Ocupação, semestralmente (janeiro e julho), que regulamenta o uso do Theatro para apresentações de espetáculos teatrais, de dança e música, de acordo com as normas definidas pela Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral.

Plateia

"Encantada", foi assim que se sentiu a tecnóloga em gestão de pessoas, Elisrosângela de Araújo Aragão, quando entrou no Theatro pela primeira vez para assistir uma comédia. Moradora de Sobral há 17 anos, Ela conta que sempre admirou a beleza do prédio, mas que, pela imponência, se sentia envergonhada em estar ali. Mas esse receio foi posto à prova após o convite de uma amiga para ver um espetáculo gratuito. "Eu nunca imaginei que entraria no Theatro, algum dia. A gente pensa logo em espetáculos caros, distantes da realidade econômica, mas estava enganada. Naquela noite me diverti muito. Eu achei agradável o ambiente, e quero voltar novamente", afirmou.

A paixão pelo teatro surgiu na adolescência do jovem Marcio Anderson Soares, nascido em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O rapaz iniciou na arte da interpretação com cursos e oficinas, até estrear, em 2011, com uma peça infantil.

A busca por aperfeiçoamento o trouxe a Sobral e à descoberta de novas possibilidades, encontradas no palco do São João, onde Marcio se sente a vontade. O ator está prestes a voltar ao espaço com um texto autoral que mostra a relação entre mãe e filho, em forma de comédia. "O palco é minha segunda casa, e o Theatro São João me abriu as portas para exercitar essa arte, tanto vendo outros artistas em cena, quanto em apresentações minhas. Meu desejo era estar nesse palco e aqui estou com muito orgulho", disse.

Sonorização

É de responsabilidade de Tiago da Silva Venuto a sonoplastia das apresentações no São João. Há oito anos é ele quem coordena todo o som que enche a casa de magia, juntamente com a iluminação e as performances artísticas. O técnico de som também ajuda a montar a cenografia de alguns espetáculos e se sente igualmente em casa.

"Acho mágico acompanhar, dos bastidores, a reação das pessoas quando o som se faz presente. Ou, às vezes, quando é necessário, usar até o silêncio para passar alguma mensagem. Gosto muito de estar aqui, me sinto realizado", afirmou o técnico, enquanto verificava o som a ser usado no espetáculo de Marcio Anderson, a estrear no próximo mês de outubro.

Data festiva

Na próxima segunda-feira (26), o Theatro São João completa 136 anos com bastante vitalidade, representada numa extensa programação para comemorar a data. Nessa sexta-feira, 23, as portas já se abriram para apresentação do grupo de música de professores em homenagem aos 19 anos da Escola de Música de Sobral.

"O São João tem uma programação fixa anual que o coloca sempre em atividade. Brilhamos em circuitos nacionais e internacionais, além de nossa vasta produção local, mostrando que o Município e a região carregam a força das artes, que se fortifica além do tempo, por meio deste teatro que, junto com o de Icó e o José de Alencar, em Fortaleza, fecha a tríade de teatros centenários do nosso Estado", disse a diretora, Danielle Aragão.

Programação

Dia 24 (sábado)

19h - IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral

Classificação: Livre

Dia 25 (domingo)

17h - Espetáculo "A Fábula do Monturo Velho" - Grupo Trupe Caba de Chegar

19h - IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral

Classificação: Livre

Dia 26 (segunda-feira)

DIA DO ANIVERSÁRIO

20h - Sobral Cidade das Artes: Espetáculo 'À Deriva' - Grupo 4 Portas na Mesa (Sobral/CE)

Classificação: Livre

Dia 27 (terça-feira)

20h - Sobral Cidade das Artes: Espetáculo "Cabaré das Travestidas" - Grupo Coletivo As Travestidas

Classificação: 16 anos

Mais informações:

Programação do Theatro São João

Site: cultura.Sobral.Ce.Gov.Br

Secretaria da Cultura de Sobral

Telefones: (88) 3611-2712 ou

9 9434.3613