Região Norte do Ceará tem 91,9% dos leitos ocupados

No total, 13 hospitais cearenses estão com a capacidade total de pacientes de alta complexidade

Escrito por Redação ,
Legenda: Hospital de campanha de Sobral para tratamento de pacientes de Covid-19.
Foto: Divulgação

A taxa de ocupação de leitos de Covid-19 na região Norte do Ceará está em 91,9%, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgado nesta quarta-feira (3). Nas enfermarias a taxa é de 75,1%, e nas UTIs, o índice de ocupação é o mais alto por região no estado, de 108%. O Hospital Regional Norte, em Sobral, supera esse índice com 115,5% de ocupação de UTIs.

Na última sexta-feira (29) o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, chegou a alertar para um aumento de casos no interior do Ceará, especialmente na região Norte. "Fizemos o mapeamento da incidência do número de casos por 100 mil habitantes e da mortalidade por coronavírus, que é muito importante. Essas cidades estão a maioria agora na região Norte. Nos preocupa aquela região de Itapipoca, até Camocim, Sobral e Santa Quitéria", disse.  

Ainda conforme o boletim, os números de pessoas em UTIs em todo o estado permanece estável, com 93% de tais leitos ocupados no total. Dos hospitais cearenses que atendem pacientes de alta complexidade com a Covid-19, 13 estão com os leitos de terapia intensiva completamente ocupados. 

Por outro lado, a taxa de ocupação das enfermarias, para pacientes de média complexidade, tem diminuido e estão hoje na faixa de 68,2% de uso. 

Internações

Os pacientes que contraíram a Covid-19 e precisaram permanecer no hospital tiveram uma média de 7,8 dias de internação, embora haja pessoas que ficram um dia 1, e outras, 89 dias nas unidades de saúde. 

Já em relação aos pacientes que morreram, a média entre a data de início dos sintomas e a data da chegada ao atendimento hospitalar foi de 6,5 dias. 

Houve ainda 62 pessoas que contraíram a doença enquanto estavam internadas em algum hospital. 

Em sete dias, a taxa de mortalidade da Covid-19 no Ceará passou de 22,3 para 37,3 óbitos para cada 100 mil habitantes. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Assuntos Relacionados