Névoa úmida cai sobre o Cariri e duas aeronaves são impedidas de pousar em Juazeiro do Norte

Um dos voos com destino ao Ceará vinha de Campinas e outro de Guarulhos, ambas cidades paulistas.

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
Legenda: Névoa foi vista na cidade durante a madrugada
Foto: Foto: VC Repórter

Duas aeronaves que seguiam de São Paulo em direção ao aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, não puderam aterrissar no equipamento por complicações climáticas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a partir de dados do aeroporto da cidade, foi observada uma névoa úmida entre 1h e 2h30 da madrugada desta sexta-feira (6), o que impediu a visibilidade do espaço. 

“A visibilidade horizontal variou entre cinco e três quilômetros. Não houve registro de chuva. É importante frisar que esta é uma análise da Funceme a partir dos dados do Meteorological Aerodrome Report (Metar) do aeroporto, cabendo ao comando do equipamento definir a autorização do voo ou não”, informou, em nota, a Funceme.

Um dos voos vinha de Campinas e outro de Guarulhos, ambas cidades paulistas. Como não puderam pousar no aeroporto cearense, foram direcionadas à cidade de Petrolina, em Pernambuco, a cerca de 347 km. Os passageiros ficaram alocados no aeroporto pernambucano.

Nevoeiro

Segundo o professor de Meteorologia do IFCE Campus Crato, Danusio Souza, o nevoeiro ocorre quando a base da nuvens está mais próxima do solo, normalmente em altitudes elevadas. “É um fenômeno que acontece com a elevação da umidade, acima de 90%, o abaixamento da temperatura e a falta de vento. Em algumas situações o nevoeiro é intenso e a visibilidade fica comprometida em uma distância de até 1000 metros”, ressalta. 

“Nessas condições, pousos e decolagens de aeronaves ficam comprometidas e são canceladas por conta da visibilidade. Foi o que aconteceu no aeroporto de Juazeiro do Norte”, explica.

Segundo o portal ClimaTempo, a névoa úmida é um fenômeno “que pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer época do ano”. Segundo o portal, a diferença entre um nevoeiro e a névoa úmida é a visibilidade horizontal.

“Névoa úmida é uma forma de condensação da umidade do ar, como uma nuvem baixa, mas que não provoca chuva e em geral não causa redução significativa da visibilidade na superfície”

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "em função das condições meteorológicas adversas no aeroporto", o voo AD2498 (Juazeiro do Norte-Campinas) precisou ser cancelado. "Os Clientes dos voos alternados para Petrolina seguiram por via terrestre até o destino final, enquanto os que embarcariam com a Azul para Campinas foram acomodados em outras operações da própria companhia", esclareceu.
 

Assuntos Relacionados