Itatira abre Semana da Diversidade Sexual do Ceará

O evento acontece de 22 a 28 de junho e tem por objetivo fortalecer e unir todos no combate ao enfrentamento da homofobia

Escrito por Redação ,

A cidade de Itatira, no Sertão Central, localizada a 216 quilômetros de Fortaleza, registrou o maior número de denúncias no Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no ano de 2014, de violência e maus tratos contra a comunidade LGBT. Por esse motivo, foi escolhida para abrir, nesta segunda-feira, a Semana da Diversidade Sexual do Ceará, que é uma realização da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT’s do Governo do Estado.

O evento tem por objetivo fortalecer e unir todos no combate ao enfrentamento da Homofobia. A programação desta segunda-feira será marcada por palestras, seminários, rodas de conversa com o movimento LGBT, casamentos homoafetivos e apresentações culturais. As atividades fazem parte das ações do “Ceará de Cidadania contra a Homofobia”, lançado no mês de maio, por meio da Lei Luiz Palhano Loiola nº 14.820.

Capacitação

Na programação, estão previstas ainda palestras sobre os Direitos Humanos e a Diversidade Sexual, ministrada pela vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores LGBT, a paraense Bruna Lorrane, para os servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Na ocasião, um termo será assinado para que a secretaria fique responsável pelas denúncias de homofobia, enviadas pelo Disque 100 e a COLGBT, além da capacitação dos agentes penitenciários sobre a diversidade e a humanização do atendimento e tratamento dos presos LGBT.

No próximo sábado (27), acontecerá o Casamento Coletivo Civil Homoafetivo, realizado no Estoril, no fim da tarde. A expectativa, segundo os organizadores, "é atender cerca de 50 casais em uma cerimônia baseada nos princípios de liberdade, igualdade e a promoção do bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, previstos na Constituição".

A programação será finalizada com o 1º Festival do Orgulho LGBT do Estado, o “Ceará do Meu Orgulho”, com diversas atrações do cenário LGBT e fóruns de debates. Com apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas para LGBT’s, os shows serão realizados no domingo (28), na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival, conforme a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT’s, "simboliza o orgulho LGBT e reafirma o compromisso do Governo com as Políticas de Enfrentamento a Homofobia, bem como a valorização cultural do cenário LGBT no Ceará".

Artistas como as cantoras Mary Gomes, Lidiane Vaz e Di Ferreira (Banda The Dillas); os coletivos As Travestidas e As Divas; a ativista Lena Oxa; os DJ’s Gustavo Vibe, Ítalo Magno, Fábio Ballack, Adrian Brasil, Kaio Bastos, Marcos BDR e Alice Dote, Thiago Costta, Diego Baez, Lobinha, Leo Telles e Roberta Twiggy, são alguns dos nomes confirmados na programação. O evento contará também com um Feirinha Mix de empreendedores LGBT e o lançamento de uma revista especializada.

Programação:

Abertura oficial da Semana da Diversidade Sexual do Ceará
Hora: 09h
Dia: segunda-feira (22)
Local: Escola José Paulo de Sousa - CERU (Avenida Zezé Jucá, nº 1789, Itatira)

Palestras sobre os Direitos Humanos e a Diversidade Sexual
Hora: 14h
Dia: quinta-feira (25)
Local: Secretaria da Justiça e Cidadania (Rua Tenente Benévolo, nº 1055, Meireles)

Casamento Coletivo Civil Homoafetivo
Hora: 17h
Dia: sábado (27)
Local: Estoril (Rua dos Tabajaras, nº 325, Centro)

1º Festival do Orgulho LGBT do Estado
Hora: de 16h às 23h
Dia: domingo (28)
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema)