Iguatu Festeiro entra no clima da Copa do Mundo

Como um dos maiores eventos temáticos do Interior do Estado, a festa tem quadrilhas juninas e shows

Escrito por Redação ,
Legenda: O colorido tradicional das roupas dos dançarinos foi mesclado ao verde e amarelo da Seleção Brasileira. Todos querem comemorar os santos juninos, mas também festejar a participação do Brasil no Mundial
Foto: FOTO: LUIZ VASCONCELOS

Iguatu. Em clima de Copa do Mundo, os festejos juninos movimentam esta cidade, na região Centro-Sul do Ceará. O ritmo da festa é o forró eletrônico. No final de semana passado começou o Iguatu Festeiro. O evento prossegue até o próximo 16 com uma ampla programação que inclui shows e um festival de quadrilhas com a participação de 48 grupos do Ceará e de mais dez Estados das regiões Norte e Nordeste do País.

O Iguatu Festeiro é uma das maiores festas juninas do Interior do Ceará. Neste fim de semana, cerca de 10 mil pessoas compareceram a arena do evento para curtir e dançar ao som das bandas Toca do Vale, Caninana do Forró e Forró @2, Pesadões do Forró e Pegada de Solteiro. No próximo fim de semana, os shows serão retomados.

A fogueira já está queimando e se a seleção brasileira vencer nesta quinta-feira, na abertura da Copa do Mundo, haverá mistura de ritmos do forró e do samba. Além dos shows, do festival de quadrilhas, a programação inclui apresentações artísticas e culturais, cidade cenográfica, parque de diversão, comercialização de comidas típicas e bebidas variadas.

Todas as noites, as apresentações das quadrilhas juninas atraem milhares de moradores. Crianças, jovens e adultos assistem com atenção as coreografias e os temas apresentados. As arquibancadas ficam lotadas. "É uma festa da família e que faz parte do calendário de eventos locais", observa o prefeito Aderilo Alcântara. "Atrai grupos de vários Estados e contribui para movimentar a economia local".

A partir das 20 horas começam as apresentações das quadrilhas juninas. Já houve apresentação dos grupos Xodó da Vila, de Aracaju; Levanta a Poeira, da cidade de Itapajé, no Ceará; Jesus Sertanejo, de Fortaleza; Rochedo dos Matutinos e Agremiação Junina do Cariri (Juazeiro do Norte); Massacará (Carmópolis - SE) e Raio de Sol (Olinda - PE).

O prefeito Aderilo Alcântara fez a abertura oficial da festa, que prossegue até o dia 16 de junho. Nesta edição, 48 grupos juninos locais e de várias cidades do Ceará, e dos estados do Pernambuco, Piauí, Sergipe, Maranhão, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte e Paraíba participam do evento.

A premiação para as primeiras colocações é de R$ 40 mil. A segurança ganhou um reforço que contou com a participação de 120 homens, incluindo as polícias Militar e Civil, Cavalaria da PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Demutran. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza uma equipe de profissionais, além de ambulância equipada para atender os casos de urgência.

O Iguatu Festeiro surgiu para ser um evento junino fora de época, realizado anualmente no mês de outubro. Neste ano, a data foi antecipada devido às eleições. "O calendário eleitoral proíbe esse tipo de evento", justificou o prefeito.

No ano passado, foi suspenso devido à situação de emergência por causa da seca. Pela segunda vez é realizado ao lado da nova Avenida de Contorno Juscelino Kubistchek. A entrada é grátis e a Prefeitura investiu R$ 300 mil na realização da festa em parceria com o Ministério do Turismo, governo do Estado e empresas privadas.

Durante a semana, todas as noites haverá apresentação de quadrilhas juninas e de grupos culturais. O maior público deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 16, quando haverá shows de Garota Safada e Patrões do Forró, encerrando o evento.

Hoje, os shows serão retomados com as apresentações das bandas Forró Movimento, Solteirões do Forró, Bota pra Moer e Banda Ingrove. Amanhã, será a vez de Mateus Fernandes, Samyra Show, Forró 100%, Forró da Curtição e Swing Pop. No domingo, dia 15, Forró Real, Forró dos Plays e kelvim do Forró.

O encerramento deve reunir público recorde, prevê a secretária de Cultura, Diana Mendonça. Quem compareceu à festa no fim de semana aprovou o local do evento e a decoração em clima da Copa do Mundo, prevalecendo as cores verde e amarela. O espaço ficou mais amplo para a circulação das pessoas, apresentação das quadrilhas juninas, da cidade cenográfica, e para reunir milhares de brincantes em frente ao palco principal de shows.

O prefeito Aderilo Alcântara, destacou a valorização da cultura nordestina, do ritmo do forró e da quadrilha junina. "O nosso objetivo é promover momentos de lazer e valorizar a festa junina como integrante da nossa cultura", frisou. "Os moradores têm acesso gratuito a shows de artistas nacionais".

Mais informações

Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu
Rua 21 de Abril, S/N
Bairro Prado
Telefone: (88) 3581. 7649

Honório Barbosa
Repórter