Igreja do Rosário é entregue aos icoenses

Escrito por Redação ,
Legenda: As obras compreenderam a restauração da igreja e construção de uma praça e pavimentação das ruas laterais
Foto: Honório Barbosa
Icó (Sucursal de Iguatu) - A comunidade católica local recebeu, oficialmente, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Largo do Rosário. O templo, construído em 1828 pelos escravos, foi restaurado em parceria entre o Governo do Estado e o Município. Foram realizadas também obras de infra-estrutura no entorno da igreja, a construção de uma praça e pavimentação de ruas laterais.

A entrega das obras, pelo prefeito Neto Nunes, coincidiu com a abertura dos festejos em louvor à Nossa Senhora do Rosário. O novenário prossegue até o próximo dia 7, quando será celebrada missa solene e procissão pelas ruas da cidade. A restauração da igreja ganhou uma importância maior tendo em vista que, há dez meses, a antiga capela foi elevada à condição de igreja Matriz, passando a ser sede da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que atende a 70% da área rural do Município.

A igreja do Rosário tem um significado histórico especial. O templo foi edificado em 1828 com o trabalho árduo dos escravos. Na época ficava afastada do Centro da cidade. Durante muito tempo foi chamada de ´Igreja dos homens pardos´, revelando a discriminação racial da época. De acordo com o pároco Fernando Cavalcante, a igreja de Nossa Senhora do Rosário era o “único espaço de liberdade que tinham os oprimidos e explorados da escravidão colonial”.

Os escravos, entretanto, só tinham acesso ao templo anualmente, no dia 7 de outubro, no qual se festeja Nossa Senhora do Rosário e era celebrada uma missa exclusiva para eles. Com o passar dos anos, a igreja ficou deteriorada e foi interditada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) porque havia risco de desabamento. As obras de restauração foram financiadas com recursos do Prourb - Programa de Urbanização -, em parceria entre o Hoverno do Estado, o Município e o Banco Mundial (Bird), sob a fiscalização do Iphan.

A reforma da igreja Nossa Senhora do Rosário manteve as características originais. A coberta é em telha cerâmica, sem forro, e o piso é de tijolo aparente. Foi feito novo reboco, e todo o tempo recebeu uma pintura em tinta d´água branca. As instalações elétricas, hidráulicas, as portas e janelas também foram restauradas. As linhas arquitetônicas são em estilo barroco com predominância de enfeites e recortes. O altar passou por uma restauração parcial.

O prefeito de Icó, Neto Nunes, mostrou que manteve o compromisso assumido com os católicos e realizou o sonho antigo da comunidade, devota de Nossa Senhora do Rosário. O pároco Fernando Cavalcante e os fiéis mostraram-se satisfeitos com a obra de restauração e construção da praça em frente à igreja e do calçamento das ruas laterais. Milhares de devotos participaram da missa de abertura dos festejos da padroeira.