Colégio é referência em ensino de qualidade

Escrito por Redação ,
O Colégio Santa Maria foi fundado em 1992. Hoje, após 20 anos, é referência na educação da Zona Norte

Tianguá Uma auxiliar de professora de educação infantil tinha o sonho de ter uma escola. Só não sabia que a oportunidade surgiria tão rápido. O ano era 1992 e a escolinha de educação infantil se chamava Cirandinha e a proprietária decidiu vender. Logo, a auxiliar de professora Valdeída de Sá Vasconcelos comprou a instituição e começou a transformar seu projeto em realidade. A primeira mudança se deu no nome, que passou a ser Colégio Santa Maria, pela sua devoção à Nossa Senhora.

A escola conta com 150 funcionários e cerca de mil alunos, matriculados do Infantil II ao 1º ano do Ensino Médio. O diferencial da instituição é aliar às aulas outras atividades e sempre procurar inovar, na busca de resultados


Após 20 anos, a escola conta com 150 funcionários e cerca de mil alunos, matriculados do Infantil II ao 1º ano do Ensino Médio. De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Maria das Neves Maia, o diferencial da escola é aliar às aulas outras atividades e sempre procurar inovar, na busca de resultados. "Em Tianguá, só havia uma escola particular, antes do Colégio e nós fomos os primeiros a implantar a alfabetização no tempo certo, por meio de métodos trazidos pela dona do colégio que sempre procurava aprimorar as professoras", afirma ela.

Reciclagem

Com o objetivo de reciclar os conhecimentos relativos à educação, o Colégio Santa Maria sempre envia representantes para os congressos de Pedagogia. "Nos últimos anos, participamos dos Congressos Internacionais de Pedagogia em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro", relata. Outro serviço disponibilizado pela escola são as aulas de campo. "Em 2012, nós visitamos a exposição sobre Luiz Gonzaga, no Museu Dom José, em Sobral e também o Parque de Sete Cidades, no Piauí, e vários outros locais do município e das cidades vizinhas, sempre relacionando com os conteúdos vistos em sala de aula".

O Colégio Santa Maria ainda utiliza as apostilas do Sistema Ari de Sá de Ensino no Fundamental I e tem parceria com a Rede Pitágoras, na Educação Infantil. Para os alunos, ainda são disponibilizadas aulas de educação musical, natação, futebol, vôlei e handebol.

Religião

Apesar de não ser uma escola confessional, ou seja, religiosa, o Colégio Santa Maria é responsável pela Coroação de Nossa Senhora, que acontece em Tianguá no mês de maio. "Nós também envolvemos os alunos nas festas da Páscoa, do Corpus Christi, nas festas juninas, no Dia do Avô da Avó, no mês de agosto, na Semana da Criança e no momento mais especial, que é a Festa da Sabedoria, que é como chamamos o dia dos Doutores do ABC".

Um dos orgulhos da escola são os ex-alunos. "Temos cinco médicos e muitos advogados, enfermeiros, professores e pessoas de outras profissões que passaram pelo Colégio Santa Maria. Inclusive, já deram até palestra na escola".

Mais informações:

Colégio Santa Maria
Rua Assembleia de Deus, 1070 Bairro Planalto
Cidade de Tianguá
Telefone: (88) 3671.2103