Cavalos e bois são levados por enxurrada durante chuva em Santana do Cariri

Cidade no sul do Estado registrou um acumulado de 160 milímetros; moradores tiveram casas invadidas por água

Legenda: Uma das estradas da zona rural da cidade ficou destruída, impossibilitando a passagem de carros
Foto: Isaac Macêdo

Moradores de Santana do Cariri somaram transtornos e prejuízos com a chuva de 160 milímetros que atingiu a cidade do sul do Estado entre a quinta (21) e esta sexta-feira (22). Animais foram arrastados pela enxurrada que se formou e invadiu algumas casas. Uma das estradas que dá acesso à zona rural foi destruída e impediu a passagem de veículos.

"Tivemos cavalos e bois carregados pela correnteza", lamentou o empresário Ubiratan Aquino, que tem uma pousada na região. Durante esta sexta, o empresário realizou buscas com a ajuda de amigos e conseguiu encontrar parte deles, alguns mortos.

Durante a madrugada, moradores foram supreendidos com a água invadindo suas casas. A professora Amélia Monte teve que desocupar um dos quartos da casa, que ficou alagado. "Foi 1,20 m de água. A gente já tinha desocupado tudo dentro do quarto, porque já esperava isso acontecer", disse. "Foi muita água entrando dentro das casas e pessoas simples e humildes ficando prejudicadas", acrescentou.  

Outro problema enfrentado por alguns moradores é que uma das estradas da zona rural ficou destruída, impossibilitando a passagem de carros. 

Previsão de chuva

A previsão para esta sexta-feira é de eventos com chuva durante a manhã e, nos demais períodos do dia, a expectativa é de céu com poucas nuvens. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para o sábado a previsão é de eventos com chuva em todas as regiões. 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará