Aracati, no Litoral Leste, registra maior chuva do dia, com 107 milímetros

Funceme prevê chuvas nos próximos dias na faixa do litoral cearense e Vale do Jaguaribe

Escrito por Redação ,

A cidade de Aracati, no Litoral Leste, registrou precipitação de 107,5 milímetros entre sábado (30) e domingo (31), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foi o maior registro das últimas 24 horas. As chuvas aconteceram com maior frequência no Litoral Leste e Região Metropolitana.

Além de Aracati choveu também em Fortim, no Litoral Leste, com 90 milímetros. Em seguida aparecem Beberibe (63 milímetros), Caucaia (52 milímetros), Itaiçaba (40 milímetros) e Aquiraz (37,8 milímetros). Fortaleza registrou chuvas em dois postos pluviométricos. Castelão com 25,2 milímetros e Messejana que computou 24 milímetros. 

De acordo com a Funceme,  essas precipitações se dão pela passagem de uma frente fria entre os estados da Bahia e Sergipe. Para as demais regiões, a atuação de brisa marítima e de outros mecanismos físicos locais – como aquecimento diurno e relevo –  poderá colaborar para acumulados.

Maiores chuvas por posto no dia:

  1. Aracati (Posto: Aracati) : 107.5 mm
  2. Fortim (Posto: Fortim) : 90.0 mm
  3. Beberibe (Posto: Lagoa Funda) : 63.0 mm
  4. Caucaia (Posto: Sitios Novos) : 52.0 mm
  5. Beberibe (Posto: Boqueirao Do Cesario) : 44.0 mm
  6. Itaiçaba (Posto: Elevatorio ) : 40.0 mm
  7. Aquiraz (Posto: Berra Bode) : 37.8 mm
  8. Morada Nova (Posto: Aruaru) : 35.0 mm
  9. Eusébio (Posto: Eusebio) : 35.0 mm
  10. Itaiçaba (Posto: Itaicaba) : 35.0 mm

Previsão para os próximos dias

Domingo (31):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana, no Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité.

Segunda-feira (1º):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana, no Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité.

Terça-feira (2):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais do Pecém e de Fortaleza. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.
Assuntos Relacionados