Acopiara adota medidas para reduzir transmissão do coronavírus

A cidade do Centro-Sul cearense está na lista de altíssimo nível de transmissão da doença. Entre as medidas para diminuir os casos estão a ampliação da fiscalização e o aumento das testagens

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Acopiara
Legenda: Acopiara aumenta testagem para identificar novos casos de Covid-19 e intensificar medidas para conter transmissão.
Foto: Wandenberg Belém

Acopiara é um dos 64 municípios cearenses classificados com nível altíssimo para transmissão do novo coronavírus. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O quadro traz preocupação para os moradores e para o sistema local de Saúde que ampliou a realização de testes e os serviços de fiscalização para manter as normas de prevenção contra a Covid-19.

Para a secretária de Saúde de Acopiara, Fábia Almeida, “a população precisa se conscientizar sobre a gravidade da doença que deixa sequelas e provoca óbitos”. A gestora do sistema local de saúde frisou que “a vigilância sanitária ampliou a fiscalização, foi aberta uma unidade sentinela e os testes por meio da técnica de swab foram ampliados”. O resultado é divulgado em 24 horas.

A auxiliar de laboratório Nágila Rosa Oliveira, responsável pela coleta do swab em Acopiara, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no município. Ela afirmou que se sente mais segura e confiante, mas lamentou a falta de colaboração dos moradores. “Se a população não colaborar, manter as medidas de prevenção, o quadro vai continuar complicado, o vírus vai continuar circulando”.

Os doentes com desconforto respiratório e outros sintomas mais graves são atendidos no Hospital Geral de Acopiara. A diretora da unidade, Arqueline Louro, considerou que o quadro atual “é de alerta e após o resultado positivo dos testes os pacientes são isolados em casa para diminuir a curva de contágio”.

Acopiara
Legenda: Doentes com desconforto respiratório e outros sintomas mais graves são atendidos no Hospital Geral de Acopiara
Foto: Wandenberg Belém

Na manhã desta sexta-feira (29), a professora da rede particular de ensino, Nara Cristina Teixeira, procurou o Hospital Geral com sintomas da doença e também mostrou preocupação com o crescimento do número de casos em Acopiara. “Não estou me sentindo bem, tossindo muito e fiz o exame, mas espero que o resultado dê negativo para covid-19”, frisou. Ela também lamentou a falta de conscientização dos moradores. “Uns seguem as orientações, mas outros estão aglomerados em bares e não usam máscaras”.

O comerciário Alberto Alves disse que já teve a doença, mas com sintomas leves – febre, dor de cabeça e de garganta. Ele lamentou, entretanto, a morte de um parente, idoso, e de dois amigos que ficaram em estado grave na UTI do Hospital Regional de Iguatu. “Precisamos tomar todos os cuidados para a nossa proteção”, frisou.

A presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Cidade Moura, relacionou o crescimento de casos com o número de testes realizados. “Quando se testa muito, mais casos da doença aparecem”, observou. “Os municípios estão orientados sobre a necessidade de redobrar ações mediante o crescimento de casos, de óbitos por essa segunda onda da doença no Brasil e esperamos também o apoio dos moradores, caso contrário as medidas não vão surtir efeitos”.

Boletim

De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria de Saúde do Estado (Sesa), por meio do portal IntegraSus, Acopiara registra 62 óbitos; 1438 casos confirmados; 1304 recuperados; há 52 casos em investigação e a taxa de letalidade é de 4,3. No dia 1º deste mês, o município registrou 57 óbitos e 1389 casos confirmados. Além de Acopiara, há outros 125 municípios classificados com transmissão alta ou altíssima de coronavírus.