Acarape e Choró são selecionados para receber assessoria no combate a Covid-19

As cidades foram as únicas cearenses escolhidas pelo Instituto Votorantim, que prestará assessoria em sete etapas

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
Legenda: Hospital e maternidade Padre José Bezerra Filho, em Choró, uma das duas cidades selecionadas
Foto: Foto: Divulgação

Os municípios de Acarape e Choró, no interior do Ceará, foram selecionados para receber assessoria técnica e especializada no gerenciamento do combate à pandemia da Covid-19. As duas cidades foram as únicas das 106 cearenses elegíveis selecionadas pelo Instituto Votorantim, um núcleo de inteligência social que atua com estratégias e projetos em vários estados brasileiros.

 

A assessoria começou no último dia 16 e permanecerá por quatro meses, podendo ser prorrogada, caso haja necessidade. No período, os municípios selecionados receberão apoio remoto e virtual com foco, segundo o Instituto Votorantim, em orientar as cidades em temas como governança de crise, comunicação e distanciamento, assistência, vigilância e impactos fiscais.

Municípios

“Tenho certeza que essa parceria vai gerar bons frutos. A gente espera que sejam criadas ferramentas, de acordo com a realidade da nossa população, e que consigamos otimizar de maneira mais eficiente a luta contra o coronavírus”, ressalta a secretária de saúde de Choró, Jamille Moura. A cidade conta, hoje, com 6 equipes de saúde da família, 1 de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), 1 Centro de Reabilitação e 1 Hospital de Pequeno Porte.

Todos os equipamentos, segundo a Secretaria da Saúde municipal, atuando com equipe completa.

Já o município de Acarape dispõe de 7 equipes de saúde da família e uma unidade mista. “Esperamos que a assessoria do Instituto Votorantim possa solidificar as ações de enfrentamento ao Coronavírus a nível local, possibilitando uma atividade pautada no planejamento estratégico e alinhada às Diretrizes Nacional e Estadual”, afirma a secretária de saúde, Nathalie Milhome.

Seleção

O edital, que ficou aberto de 7 a 10 de abril, selecionou 20 municípios brasileiros com até 350 mil habitantes e com alto índice epidemiológico na disseminação do vírus. A definição desta situação foi dada a partir de estudo "Estimativa de risco de espalhamento da Covid-19 no Brasil e avaliação da vulnerabilidade socioeconômica nas microrregiões brasileiras", da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Segundo o estudo, a maior parte dos municípios cearenses, sobretudo no interior do Estado, está socialmente vulnerável

Os critérios de seleção do Instituto Votorantim foram o Engajamento dos agentes públicos, governança da crise no município, capacidade de seguir as regras de isolamento social, integração e diálogo com União, Estados, outros municípios e região metropolitana, além da vulnerabilidade à pandemia. As prefeituras cearenses serão atendidas por consultores especializados na área de saúde e gestão pública para desenho de estratégias que atendam às suas especificidades.

Conforme o edital, as etapas de atendimento são: 

  1. Apresentação do conteúdo e definição de um plano de trabalho; 
  2.  Criação de um Comitê Gestor do município para atuar nos cinco eixos de trabalho; 
  3.  Aplicação do checklist de preparação dos municípios para a Covid-19; 
  4.  Construção conjunta do plano de ação; 
  5.  Análise das Ações propostas por eixo e orientações; 
  6.  Acompanhamento do plano de ação e suporte técnicos para as medidas necessárias;
  7.  Análise e apoio na frente fiscal.
Assuntos Relacionados