Legislativo Judiciário Executivo

Por que o Ceará está no centro do racha do PDT na votação da PEC dos Precatórios

Principal nome da sigla no Ceará e no País, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) decidiu suspender a pré-candidatura à Presidência da República no próximo ano

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
Ciro
Legenda: Ciro suspendeu a pré-candidatura até que o partido reveja seus votos na PEC dos Precatórios
Foto: Divulgação

Aprovado apenas em primeiro turno na Câmara dos Deputados, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios provocou um racha no PDT. Um acordo costurado com a participação de pedetistas cearenses foi a justificativa para a maioria da bancada votar a favor da proposta enviada pelo Governo Federal. No entanto, outro grupo de pedetistas não se convenceu do acordo e votou contra a matéria, provocando cobranças públicas e troca de acusações entre os correligionários.

Para tornar o clima na legenda ainda mais tumultuado, o principal nome da sigla no Ceará e no País, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), decidiu suspender a própria pré-candidatura à Presidência da República no próximo ano por discordar da posição dos parlamentares, incluindo alguns aliados de primeira ordem no Ceará.

Veja também

Dos 24 parlamentares pedestistas da Casa, 15 votaram a favor da PEC, que já vinha sendo constantemente criticada por Ciro Gomes. O pré-candidato à Presidência chama a proposta de PEC do Calote, já que precatórios são dívidas da União com estados.

A ideia inicial do Governo Federal era estender o prazo para o pagamento dos montantes por até 10 anos. Esse prazo foi reduzido para três anos, após articulação dos deputados. No caso do Ceará, dos cinco parlamentares do PDT, quatro votaram a favor da proposta e apenas um votou contra.

O voto divergente

Idilvan Alencar, a exceção entre os deputados cearenses do PDT, foi cobrado por correligionários por supostamente “descumprir” o acordo. “Não estou te entendendo. Dentre os muitos argumentos para nossa posição, o que mais somou foi sua posição a favor. Você propôs o acordo para os professores, você conversou com o sindicato. Você me convenceu. Agora faz isso…decepção”, publicou nas redes sociais o deputado Mário Heringer, presidente do PDT de Minas Gerais. 

Quem também se mostrou confuso com o voto do colega foi o deputado federal cearense Eduardo Bismarck (PDT). “É natural que algumas pautas mais duras tenham votações contrárias, tem uma minoria que vota diferente. Neste caso, teve o Idilvan, que me estranhou (o voto), já que fechou o acordo, participou do diálogo e depois voltou atrás”, lamentou o deputado. 

Nas redes sociais, Idilvan justificou a decisão divergente da bancada. “No início da sessão informei ao líder Wolney (Queiroz) e ao deputado André Figueiredo que votaria contra, isso bem antes de todas as votações”, disse. “Não atacarei quem votar a favor. Para a Educação, o texto melhorou em relação à proposta original. A minha base pediu para eu votar contra e assim o fiz. Nada escondido e tudo comunicado”, acrescentou em resposta ao deputado Heringer. 

O motivo do apoio

ALCE
Legenda: Aliados de primeira ordem de Ciro votaram a favor da PEC
Foto: AL-CE

Presidente estadual do PDT no Ceará, André Figueiredo participou diretamente das articulações para o acordo que resultou na aprovação, em primeiro turno, da PEC dos Precatórios. “Tomamos a posição com muita convicção em cima do substitutivo que nós dialogamos com professores, com deputados da bancada da educação e com governadores”, ressaltou o parlamentar. 

No caso do Ceará, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), esteve em Brasília ao longo da última quarta-feira (3) e participou da reunião para discutir o assunto antes da votação. Conforme revelou o colunista Inácio Aguiar, a reunião durou mais de uma hora, mas os parlamentares saíram de lá sem uma posição conclusiva.

Ainda segundo Figueiredo, o acordo garantiu avanços para a Educação e reduziu os impactos da proposta inicial do Governo Federal. 

“Conseguimos tirar o parcelamento do Fundeb, que também estava no bolo dos 30 anos, reduzindo para três anos, ficando 40% no primeiro ano, 30% no segundo e 10% no terceiro; e conseguimos fazer o PL 10.880, relatado pelo deputado Idilvan Alencar, ser pautado para a próxima semana, garantindo segurança jurídica para os 60% que os professores têm direito nos precatórios do Fundeb”, listou o parlamentar. 

O posicionamento do pedetista vai ao encontro do defendido pelo senador Cid Gomes (PDT). Nesta quinta-feira, horas após a votação da PEC, o senador disse ter encarado a posição da maioria da bancada do partido na Casa, favorável à medida, como uma “redução de danos”.

PEC
Legenda: PEC foi aprovada na Câmara com apoio de 15 deputados do PDT
Foto: Agência Câmara

“Primeiro, o que tenho a dizer é que você fazer um adiamento (parcelamento) de precatórios é o absurdo dos absurdos, no aspecto jurídico. Isso é a oficialização do calote. Neste caso, pelo que acompanhei das negociações, alguns parlamentares optaram por atenuar os danos”, disse o senador Cid Gomes ao colunista Inácio Aguiar, referindo-se à possibilidade de pagamento proposta inicialmente pelo governo federal em dez anos. Depois do acordo, o prazo foi reduzido para três parcelas.

Pré-candidatura suspensa

Mesmo com todas as justificativas dos parlamentares e a votação a favor da proposta dos deputados André Figueiredo, Leônidas Cristino, Eduardo Bismarck e Robério Monteiro, aliados de primeira ordem, Ciro Gomes anunciou a suspensão de sua pré-candidatura à Presidência da República em 2022.

Na publicação feita nas redes sociais, Ciro garante que está fora da disputa até que o PDT “reavalie sua posição”. Ele acrescenta ainda que há uma chance de os parlamentares se realinharem. “Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo", disse. 

Parlamentares ouvidos pelo Diário do Nordeste demonstraram surpresa com a decisão de Ciro. Segundo eles, desde a noite de quarta-feira, a executiva nacional da sigla, da qual Ciro é vice-presidente, estava ciente do acordo e do voto dos deputados. 

Irmão do ex-ministro, Cid Gomes nem sequer sabia da decisão do familiar de suspender a pré-candidatura na manhã desta quinta-feira. Entre os deputados, o entendimento majoritário é de que Ciro deve recuar da decisão, já que o acordo firmado entre os parlamentares será mantido no segundo turno de votação da PEC.

Veja também

“O partido está tranquilo, foi uma decisão tomada de forma convicta, através de muito diálogo. A Câmara é a Casa do diálogo, alguém tem que ceder. Mesmo que a gente não votasse a favor, o presidente (da Câmara) Arthur Lira (PP) conseguiria arregimentar votos para aprovar. O que fizemos foi nos antecipar e reduzir os danos da PEC”, disse Eduardo Bismarck. 

Para ele, o impasse envolvendo a posição do partido na Câmara e a decisão de Ciro deve ser resolvido pela executiva nacional da legenda. “Lógico que precisa haver um diálogo, esperar a poeira baixar e explicar o motivo pelo qual votamos assim. Nós não vamos voltar atrás na posição porque foi o acordo, a não ser que o texto mude”, finalizou Bismarck. 

Também vice-presidente no diretório nacional, André Figueiredo reforçou a decisão de que o voto dos parlamentares não deve ser revisto. “Estamos dispostos a debater com quaisquer outras forças para justificar o voto do PDT, que foi um voto a favor do Brasil. Um voto a favor de quem mais precisa”, concluiu.

Assuntos Relacionados