Venda e consumo de bebidas alcoólicas são flagrados no dia da votação
Prática é proibida entre 0h e 19 horas deste domingo, durante a votação.
Mesmo com a presença dos militares convocados para reforçar a segurança no dia das eleições, algumas pessoas não se intimidaram em vender e consumir bebidas alcoólicas em via pública. Os flagrantes foram feitos pela equipe do Sistema Verdes Mares em pontos das avenidas Domingos Olímpio, Sargento Hermínio e Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste). Os agentes do exército chegaram ser cumprimentados por eleitores que estavam com bebidas na mesa.
A venda e o consumo de bebidas alcoólicas em via pública é proibido em Fortaleza entre 0h e 19h deste domingo (28). Os juízes das 17 zonas eleitorais de Fortaleza assinaram a portaria que estabelece as regras da Lei Seca na quarta-feira (24). O descumprimento é considerado crime de desobediência. Conforme o art. 347 do Código Eleitoral, a prática pode gerar pena de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.
A decisão se fundamenta "em face do voto consciente prevalecer em prol do fortalecimento do processo democrático, sendo certo que a bebida alcoólica, embora tenha consumo liberado em nossa sociedade, pode afetar a capacidade de discernimento do ser humano", conforme a portaria assinada para definição da Lei Seca.
No primeiro turno, 40 cidades cearenses estabeleceram a Lei Seca.