Principais problemas apontados na Capital

Escrito por Redação ,
As maiores preocupações dos fortalezenses são com as questões referentes à saúde, o desemprego (os dois na mesma proporção), a segurança pública e a educação, segundo os dados da última pesquisa do Ibope. Os problemas de desemprego e segurança pública, não são de competência do município, mas os demais, notadamente os de saúde e de educação são diretamente ligados ao município. A pesquisa do Ibope foi feita entre os dias 20 e 22 deste mês, encomendada pela Televisão Verdes Mares, sobre a sucessão municipal em Fortaleza.

As eleições deste ano para a Prefeitura da Capital cearense serão disputadas por 10 candidatos. Apenas três candidaturas são representadas por alianças, enquanto que as outras sete são compostas por candidatos a prefeito e vice-prefeito de uma mesma agremiação.

O quadro de candidatos ainda poderá aumentar se for confirmada a candidatura de Antônio Vidal pelo Partido da Causa Operária (PCO). O nome dele foi aprovado em convenção, mas a direção nacional destituiu a comissão provisória regional. Amanhã um emissário da direção nacional estará em Fortaleza para tratar da questão e, se não for encontrada uma solução amigável o caso será levado à Justiça, garante o candidato.

COLIGAÇÕES - As três candidaturas fruto de alianças são encabeçadas pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), pelo Partido da Frente Liberal (PFL) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) também encabeçam coligações majoritárias, mas tanto o candidato a prefeito, quanto o postulante a vice pertencem a mesma legenda.

O deputado federal Inácio Arruda (PC do B) tem como companheiro de chapa o ex-deputado Paulo Linhares, que pertence aos quadros do Partido Popular Socialista (PPS). Dessa coligação também participam o Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Partido Liberal (PL), o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e o Partido da Reedificação Nacional (Prona).

A chapa encabeçada pelo deputado federal Moroni Bing Torgan (PFL) tem como postulante a vice a professora aposentada Rosa Frota, do Partido dos Aposentados da Nação (PAN). A aliança do PFL com o PAN também conta com a participação do Partido Trabalhista Cristão (PTC). A candidata do PT, Luizianne Lins, tem como companheiro de chapa o sindicalista José Carlos Veneranda, que pertence aos quadros do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Para as eleições deste ano o PSDB apresenta uma chapa pura, constituída pelo deputado federal Antônio Cambraia e pelo deputado estadual Francisco Cavalcante. Para a disputa majoritária estão coligados com o PSDB as seguintes siglas: Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Social Democrata Cristão, Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Social Liberal (PSL).

Os candidatos do PMDB à prefeitura de Fortaleza são: Aloísio Carvalho para prefeito e Galeno Taumaturgo para vice-prefeito. Na convenção do partido, sábado último, foi homologada uma coligação majoritária com o Partido Progressista (PP). A realização da convenção do PP foi assegurada por uma liminar da juíza Fátima Pereira Jayne, da 20ª vara cível.

Os outros candidatos a prefeito e vice-prefeito, com os seus respectivos partidos políticos são os seguintes: Heitor Férrer e Arruda Bastos, do Partido Democrático Trabalhista (PDT); Francisco Caminha e Divânia Menezes, do Partido Humanista da Solidariedade (PHS); Valdir Alves Pereira e Ana Hérica Brasil Figueiredo, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU); Marcelo Silva e José Olimar Carneiro Filho, do Partido Verde (PV) e; Nielson Queiroz Guimarães e Coronel Bedê, pelo Partido Social Cristão (PSC).

PRAZO - O prazo para a realização de convenções partidárias termina amanhã, dia 30. Ontem o PRP realizou convenção para homologar uma coligação majoritária com o PSDB e aprovar os nomes dos seus candidatos a vereador. Marcaram convenções para amanhã o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e uma outra parte do PP ( a parte ligada ao prefeito Juraci Magalhães fez convenção no sábado, após conseguir na Justiça, uma liminar contra a intervenção decretada pela direção estadual). A convenção do PTB será na sede do partido, Rua Martinho Rodrigues, número 251, Bairro de Fátima. A convenção do PP (da parte ligada ao Governo do Estado), na sede do partido, das nove às 17 horas, foi marcada pelo comando regional da agremiação, que defende uma aliança do partido com o PSDB. Tanto o PTB quanto o PP terão chapa própria para vereador.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.