Senador Jefferson Péres, do PDT-AM, morre aos 76 anos
Atualizada às 11h39
O líder da bancada do PDT no Senado, senador Jefferson Péres (AM), morreu na manhã desta sexta-feira (23), de enfarte, em sua residência na capital do Amazonas, por volta das 6h30.
Péres, com 76 anos, embora pertencente a um partido da base aliada ao Palácio do Planalto, sempre adotou uma postura crítica em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente do Senado, Garibaldi Alves, se dirigiu à Casa assim que soube do falecimento. Péres era o líder do PDT no Senado. Professor, advogado, com longa carreira de vereador em Manaus, onde nasceu, ocupava vaga de senador desde 1995 e exercia seu segundo mandato.
Péres foi também professor, advogado e teve uma longa carreira como vereador em Manaus, sua cidade natal.
O corpo de Péres será velado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, sede do governo do Amazonas.
Presidente se manifesta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota lamentando a morte do líder da bancada de senadores do PDT, Jefferson Péres (AM). Lula afirmou que o senador amazonense "foi um político que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e da ética.
Na nota, Lula diz que recebeu com tristeza a notícia do falecimento e que transmitiu seus sentimentos à família do senador. Jefferson Peres, segundo Lula, "sempre procurou guiar-se pelo que julgava ser o interesse público, mesmo nos momentos de divergências com o governo." O presidente conclui que a morte de Péres "é uma grande perda para o Brasil, para a Amazônia e para o Senado brasileiro.