Novo vice-presidente do TRE-CE irá presidir comissão apuradora das eleições 2022

O desembargador Raimundo Nonato Silva Santos também assumiu a função de corregedor eleitoral

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
Raimundo Nonato
Legenda: O desembargador tomou posse para o próximo biênio no Tribunal Regional
Foto: Fabiane de Paula

A realização e fiscalização das eleições em 2022 devem ser conduzidas pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, empossado nesta sexta-feira (4) como vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

O desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto é o novo presidente da Corte.

Veja também

Como vice-presidente, Raimundo Nonato Silva Santos irá presidir a Comissão Apuradora nas Eleições de 2022. O grupo é o responsável pela realização do pleito em todo o estado do Ceará. 

"Diferente da eleição de 2020, que ficava a cargo da zona eleitoral e do juízo eleitoral, a (comissão) de 2022 vai ficar sob a presidência do vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, com o apoio logístico da presidência do Tribunal".
Raimundo Nonato Silva Santos
Vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-CE

Além disso, na condição de corregedor eleitoral, ele será o responsável por acompanhar as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) das eleições gerais.  

São ações ajuizadas para apurar indícios de abuso de poder econômico ou poder de autoridade, além de outras condutas vedadas pela legislação eleitoral. 

"A Corregedoria é responsável pela fiscalização de todo o estado do Ceará, tanto das zonas eleitorais como dos cartórios eleitorais", enfatiza o desembargador.

A posse do novo presidente do TRE-CE, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, assim como do vice-presidente Raimundo Nonato Silva Santos, ocorreu, na manhã desta sexta, de forma híbrida. Autoridades participaram do evento de forma virtual. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados