Ibope Fortaleza: 52% dos eleitores confiam mais em candidatos que têm tradição na política

Postulantes tradicionais são preferidos por mulheres, adultos e pessoas sem ensino superior

Escrito por Redação ,

A maioria dos eleitores de Fortaleza confiam mais em candidatos que tem tradição na política. A resposta foi dada por 52% dos entrevistados da pesquisa Ibope sobre a eleição municipal de Fortaleza em 2020, divulgada na última terça-feira (3). A intenção de votos em candidatos novos na política foi marcada por 38% dos eleitores.

Sarto tem 29%; Capitão Wagner, 27%; Luizianne Lins, 24%

Veja simulações do 2º turno com os 3 primeiros colocados da pesquisa Ibope em Fortaleza

“De modo geral, o(a) sr(a) confia mais em um candidato que seja:”. Essa foi a pergunta feita pelo Ibope. As opções apresentadas aos entrevistados foram: Novo na política, Que tem tradição na política, Nenhum desses (Esp.), Não sabe/Não respondeu. 

Confira os números:

  • Novo na política: 38%
  • Que tem tradição na política: 52%
  • Nenhum desses (Esp.): 6%
  • Não sabe/Não respondeu: 4%

Candidatos que estão no início da carreira na política são mais populares entre homens, jovens de 16 a 24 anos e pessoas com ensino superior. Já os postulantes mais tradicionais tem mais preferência entre mulheres, adultos de 45 a 54 anos e pessoas com ensino fundamental e ensino médio.

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-08692/2020. Este é o segundo levantamento feito pelo Ibope sobre intenções de voto dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza desde o começo da campanha eleitoral. 

O Ibope ouviu 805 eleitores entre domingo (1º) e esta terça-feira (3). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isto quer dizer que a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral é de 95%, considerando a margem de erro.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados