Ceará tem a terceira menor abstenção do Brasil; estados do Nordeste têm maiores comparecimentos

TRE-CE avalia que participação dos eleitores surpreendeu positivamente. Dos dez maiores comparecimentos, sete são de estados da região. Piauí, Paraíba e Ceará, inclusive, lideram a lista.

Escrito por Igor Cavalcante ,
Edna Sabóia, coordenadora de eleições do TRE-CE faz balanço das eleições no Estado
Legenda: Edna Sabóia, coordenadora de eleições do TRE-CE faz balanço das eleições no Estado
Foto: Wânyffer Monteiro

O Ceará está entre os estados brasileiros com menor abstenção de eleitores no último dia 15. Os 16,93% de ausências representam a terceira menor abstenção do País. Os dados estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para Edna Sabóia, coordenadora de eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a parcela de eleitores ausentes supreendeu positivamente

"É um percentual considerado tranquilo. Pensava-se até que seria maior. (A presença) superou as expectativas. Ao todo, tivemos mais de 5 mihões de cearenses comparecendo às urnas", disse, em coletiva de imprensa realizada nesta manhã na sede do TRE-CE. Ao todo, o Estado tem 6.567.760 eleitores. 

Em Fortaleza, o percentual de ausências (21,84%) foi acima da média estadual. Contudo, segundo o TRE-CE, está entre as menores do País. "A abstenção tende a ser maior nas capitais e em regiões metropolitanas. No Interior, o interesse do eleitor é maior“, avalia Sabóia. Na Capital, 1.821.382 pessoas poderiam votar. 

Nordeste

Entre os estados brasileiros, aqueles localizados no Nordeste também se destacam pelas menores abstenções do Brasil. Dos dez maiores comparecimentos, sete são de estados da região. Piauí, Paraíba e Ceará, inclusive, lideram a lista. Somente Amapá e Alagoas tiveram ausências acima de 20%, com 22,09% e 21,60%, respectivamente.

Confira o ranking com as dez menores abstenções: 

Piauí: 15,42%

Paraíba: 15,79%

Ceará: 16,93%

Tocantins: 17,17%

Rio Grande do Norte: 17,53%

Pernambuco: 18,53%

Sergipe: 18,58%

Maranhão: 18,60%

Amazonas: 19,00%

Pará: 20,06%

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados