Câmara mantém gatilho da PEC que interrompe contratações em crise fiscal

A votação ocorre na tarde desta quarta-feira (10)

Escrito por Diário do Nordeste/Agência Câmara ,

A Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (10), destaque do PT e manteve no texto da PEC Emergencial (PEC 186/19) as proibições que estados e municípios poderão adotar se suas despesas correntes chegarem a 95% da receita corrente.

Foram 319 votos a 181 e 3 abstenções.

Entre essas vedações estão a criação de cargo que implique aumento de despesa; realização de concurso público para vagas novas; e adoção de medida que implique reajuste de despesa obrigatória acima da variação da inflação.

Veja também

Das 27 unidades da Federação, o Rio Grande do Sul (98,27%), Minas Gerais (96,9%) e Rio Grande do Norte (95,7%) atingiram esse limite atualmente. O destaque a ser analisado em seguida, também do PT, pretende retirar a maior parte das restrições.

A rejeição do destaque foi possível após um acordo do líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), com vários partidos da base aliada que prevê a votação, no segundo turno, de outro destaque que retirará do texto a proibição de promoção funcional ou progressão de carreira, um dos pontos na PEC criticados pela bancada de militares e policiais.

Esse destaque a ser apresentado no segundo turno contempla ainda os servidores da União, inclusive no caso de se decretar estado de calamidade pública de âmbito nacional.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.