Brasil e Nicarágua acertam cooperação bilateral

Escrito por
AFP producaodiario@svm.com.br

MANÁGUA, NICARÁGUA - Uma comissão mista formada por representantes de Brasil e Nicarágua estabeleceu nesta terça-feira as bases e as prioridades da cooperação bilateral, que terá um enfoque social, informaram fontes oficiais em Manágua.

Os compromissos de cooperação alcançados em dois dias serão ratificados pelos presidentes Daniel Ortega e Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos meses, em data e local ainda não definidos.

No tempo recorde de 36 horas, se obteve "uma perfeita identificação de propósitos" em todos os setores factíveis de cooperação", declarou ao final do encontro o embaixador brasileiro Róger Taunay.

A tarefa da comissão mista é "preparar" a reunião entre os presidentes Ortega e Lula, acrescentou Taunay, que se declarou surpreso com os "resultados extraordinários" em tão curto prazo.

O chanceler nicaragüense, Samuel Santos, disse que as conclusões da comissão "são um gesto generoso e de compromisso solidário no contexto da cooperação sul-sul".

O comunicado conjunto ao final da sessão de trabalho destaca os compromissos em áreas de prioridade nas quais os governos de Nicarágua e Brasil têm vasta experiência.

A delegação nicaragüense apresentou à equipe brasileira uma pasta com 37 projetos, a maioria voltados para questões sociais envolvendo alimentação, transportes, habitação, água e saneamento, saúde e educação, entre outros.