Bolsonaro pede voto a candidato “com Deus no coração”

Presidente inclui patriotismo como critério para a escolha de postulante

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
fotografia
Legenda: Presidente Jair Bolsonaro inaugurou, ontem, adutora no interior de Pernambuco
Foto: PR

O presidente Jair Bolsonaro pediu ontem que os eleitores votem em candidatos que tenham “Deus no coração” e sejam patriotas. Ao falar sobre eleições municipais, ele repetiu o lema do integralismo: “Deus, pátria e família”. As declarações foram dadas durante inauguração de uma adutora de abastecimento de água em São José do Egito (PE). “Vamos escolher gente que tenha Deus no coração, que tenha na alma o patriotismo e queira a liberdade e o bem do próximo”, afirmou, diante de uma plateia de cerca de 300 pessoas.

Não é a primeira vez que o presidente usa o lema do integralismo, movimento surgido na década de 1930 no Brasil.
Em junho deste ano, Bolsonaro publicou no Twitter foto ao lado do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, usando o lema do movimento autoritário como legenda da imagem. 

O mote também chegou a ser usado como slogan da sigla que Bolsonaro pretende criar, o Aliança pelo Brasil. A agremiação ainda não saiu do papel. Ele, que havia dito que não participaria das eleições deste ano, mudou de discurso na semana passada e afirmou que poderia declarar o voto em três cidades: São Paulo, Santos e Manaus.

Cloroquina

À noite, em “live”, Bolsonaro fez brincadeiras com os cearenses. Em conversa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o presidente indagou ao auxiliar: “Tu tem cara que é pau de arara cabra da peste? Tu é cearense camuflado?”. Freitas, nascido no Rio, disse que já falaram que ele era de Crateús e que receberia isso com muito orgulho. “O senhor sabe que só tem cara inteligente no Ceará?”, devolveu o ministro. 

O presidente recordou, então, de suas viagens pela Ásia durante o período de pré-campanha em 2018, citando passagens pelo Japão, Coreia do Sul e Taiwan, onde “encontrou um único brasileiro”. “Quando olhei para a cabeça dele: tu é cearense? Ele era cearense. Não sei por que eu acertei”, relatou Bolsonaro, aos risos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.