Assembleia firma convênio com a Unifor

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Ações do Procon serão descentralizadas, e o atendimento à população será feito também em núcleo da Universidade

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Ceará firmou, ontem, convênio com a Universidade de Fortaleza (Unifor) para disponibilizar atendimento direto aos consumidores nas dependências físicas daquela instituição de ensino. O presidente da Casa, Roberto Cláudio (PSB), destacou que a iniciativa deverá favorecer a aproximação do Legislativo à população, bem como ampliar o acesso das comunidades ao serviço.

"Esse foi um importante passo para descentralizar as ações do Procon da Casa, que atua diretamente na defesa dos consumidores prestando relevantes serviços à sociedade", disse o presidente da Assembleia.

Segundo Roberto Cláudio, o convênio tem o intuito de abrir um núcleo no Centro de Ciências Jurídicas da Unifor para atender a população, cabendo ao Procon articular e intervir nas ações realizadas. "A gente manifesta gratidão à Unifor e faz aqui um reconhecimento ao trabalho do Procon da Assembleia", declarou.

O deputado Fernando Hugo (PSDB), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor na Casa, destacou que a assinatura do convênio representa o primeiro passo do colegiado no sentido de expandir o atendimento que hoje é feito através do Procon, nas dependências da Assembleia. "Esse passo de hoje expande o Procon para dentro das comunidades", enfatizou.

Conforme o parlamentar, o convênio é importante porque são muitas as queixas dos consumidores levadas à Casa. "As reclamações chegam até nós em massa, contra planos de saúde, sistema de vendas imobiliárias. Há um desejo de querer propiciar a vitória do consumidor, que muitas vezes é lesado antes e depois da aquisição", declarou Fernando Hugo.

Educação

O parlamentar tucano parabenizou, ainda, o chanceler Airton Queiroz, pelo recebimento de uma comenda internacional, a de Doutor Honoris Causa, na Universidade do Havre, na França. "É a maior comenda que a educação cearense recebeu em todos os tempos", declarou, antes de agradecer pelo convênio firmado com a Unifor, pela confiança do presidente Roberto Cláudio no seu trabalho à frente da comissão e "a todos os que fizeram esse Procon vivo".

Estavam presentes ao evento que marcou a assinatura do convênio entre a Unifor e a Assembleia, ontem, no plenário da Casa, a reitora da Universidade, Fátima Veras; a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Gina Pompeu; a defensora pública geral do Estado, Francilene Bessa; a representante da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, Lissa Andrade; o integrante da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-Ceará, Roberto Pimentel; e o promotor do Decon, João Gualberto Feitosa.

Na ocasião, a reitora da Unifor, Fátima Veras, agradeceu pelo convênio, ressaltando que esta é uma "verdadeira parceria", tendo em vista que os dois lados saem largamente agraciados. "A Universidade, ao colocar núcleo do Procon no seu campo de estágio, permite uma aprendizagem mais efetiva de seus alunos. Já a Assembleia faz com que a comunidade possa ter mais acesso ao serviço", disse.

Ela analisou que a parceria é também uma forma de a Unifor estar inserida na sociedade. "Essa ocasião é de extrema importância tanto para a Assembleia quanto para a Unifor, e os frutos serão positivos", avaliou.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.