A política cearense em 10 acontecimentos de 2019

Os fatos vão desde votações polêmicas até a troca de acusações entre deputados estaduais. O ano agitado dá mostras de como será o ano eleitoral no Estado

Escrito por Redação ,
Foto: Fotos: José Leomar

1. Reações do Estado à onda de ataques por facções criminosas

Legenda: Governador Camilo Santana se reúne com cúpula da segurança
Foto: Foto: Rodrigo Gadelha

A onda de ataques criminosos, desencadeada em janeiro, exigiu do governador Camilo Santana (PT) uma aproximação e primeiro diálogo com o Governo Jair Bolsonaro, que faz oposição ao seu partido. No início, houve turbulências, mas depois a relação foi marcada pelo apoio da União ao Ceará.

2. Liberação de bebida alcóolica nos estádios cearenses

Copo de cervena na Arena Castelão
Legenda: Cerveja não poderá ser comercializada na partida
Foto: Lucas Ribeiro

O projeto de lei, apresentado pelo deputado Evandro Leitão (PDT), na Assembleia Legislativa, para liberar o consumo e comercialização de bebidas alcóolicas nos estádios cearenses, causou polêmica e calorosos debates. A proposta acabou aprovada, em maio, por 23 votos a favor e 14 contra.

3. André Fernandes acusa deputado de integrar facção 

Legenda: Os deputados André Fernandes (PSL), à esq., e Nezinho Farias (PDT), à dir.
Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa ficou sob tensão, em junho, quando o deputado André Fernandes (PSL) acusou o colega Nezinho Farias (PDT), de envolvimento com facções criminosas. A acusação rendeu a abertura de um processo contra Fernandes no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar.

4. Pacote de obras da Prefeitura de Fortaleza

Legenda: Prefeito Roberto Cláudio anuncia pacote de obras
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou, em julho, um pacote de investimento em obras na Capital. A ação ocorre na véspera de ano eleitoral, quando Roberto deverá ter um peso político na indicação do candidato de seu grupo político para a sucessão em Fortaleza.

5. Reaproximação entre Ferreira Gomes e Tasso Jereissati

Legenda: Lideranças políticas cearenses reunidas em evento da Prefeitura de Fortaleza
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

O evento para lançamento do pacote de obras reuniu lideranças políticas do grupo governista - Roberto Cláudio, Camilo Santana, Cid e Ciro Gomes - e também da oposição, como o senador Tasso Jereissati. O encontro agitou o cenário político local. Depois desse, eles já voltaram a aparecer juntos em outras ocasiões.

6. Mudanças na gestão da Saúde do Estado

Legenda: Secretário de saúde, Dr. Cabeto
Foto: Foto: Kid Junior

Ao lançar a Plataforma de Modernização da Saúde, propondo mudanças na gestão de consórcios e hospitais regionais, por exemplo, o secretário de saúde do Estado, Dr. Cabeto, virou alvo de turbulências entre o governo e os agentes políticos. As mudanças propostas mexem com os interesses dos grupos políticos aliados no Interior.

7. Turbulências no DEM e o flerte com Capitão Wagner

Legenda: Capitão Wagner é pré-candidato a prefeito de Fortaleza
Foto: Foto: José Leomar

O deputado federal Capitão Wagner (Pros) tentou costurar uma aliança com o DEM para sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2020, mas as articulações foram frustradas. O grupo de Chiquinho Feitosa, ligado à gestão de Roberto Cláudio, seguiu no comando do partido e deve se manter na base aliada. 

8. Ato de Capitão Wagner tenta fazer palanque na Assembleia Legislativa 

Legenda: Capitão Wagner na Assembleia Legislativa
Foto: Foto: José Leomar

Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2020, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) participou, em dezembro deste ano, de manifestações de policiais militares na Assembleia Legislativa e o ato se tornou quase um comício. Deputados da base governista não se manifestaram.

9. Reforma da Previdência do Governo Camilo

Legenda: Servidores estaduais se reúnem na Assembleia Legislativa
Foto: Foto: Isanelle Nascimento

A proposta de reforma da Previdência enviada pelo governador Camilo Santana (PT) foi aprovada na Assembleia Legislativa, em meio a protestos de servidores estaduais e pressão de partidos políticos sobre o posicionamento de seus filiados. A votação foi a mais traumática para a base aliada neste ano.

10. Licença de Cid Gomes do Senado

Legenda: Senador Cid Gomes (PDT) se licenciou do cargo por 120 dias
Foto: Foto: Lucas Barbosa

O senador Cid Gomes pediu licença de 120 dias, no fim deste ano, e assumiu a presidência estadual do PDT. O fato agitou os bastidores da política cearense e foi visto como start na corrida eleitoral de 2020 para o grupo governista, que deixou para apresentar o seu candidato no ano que vem.
 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.