Verdade: qual nos libertará?

Escrito por Redação ,

Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Como identificar a verdade libertadora numa galáxia de fake-news, ideologias e opiniões? Há quem tenha as suas verdades que estão atreladas aos próprios valores da pessoa. São verdades subjetivas. Podemos compartilhar delas ou contestá-las; aplaudi-las ou vaiá-las. Mas onde está a verdade libertadora? Para mim, está na realidade e no nosso comportamento.

Verdade incontestável: a realidade. Há quem adie exames médicos temendo o diagnóstico. Adiá-los não muda o resultado. Enfrentá-lo é angustiante, mas é o primeiro passo rumo à cura se houver doença. Covid-19: trágica e real. No mês de março, 201 entes queridos perderam a vida para o coronavírus; em julho, foram mais de 32 mil. É como imaginar a queda de quase 110 aviões com 300 vítimas fatais no mês de julho. E há quem suponha que o vírus seja invenção da mídia, quem duvide das mortes e quem acredite em caixões vazios. Coveiros diariamente carregam lágrimas, dores e sonhos destruídos. Somos livres para fugir da realidade, mas não para escapar das consequências do que não queremos ver.

Verdades contestáveis: as individuais. Há quem ao lidar com fracassos financeiros, profissionais e pessoais culpa os outros ou algo, ou lamenta que confiou nas pessoas erradas. Há sempre sinais de alerta rondando nossas vidas. Precisamos estar atentos. Assumir nossa parte nos próprios fracassos, é investir na sanidade mental. Senão, seremos meros espectadores lamuriantes da vida.

E a verdade libertadora? É uma só, poupando esforços desnecessários da memória. Verdade e liberdade caminham juntas. Uma pessoa que tema ter a casa e a vida investigadas, aprisionou sua liberdade, tornando-se exilada na vida. A escritora norte-americana Helen Keller (1880-1968) disse: nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar. Para mim, isso é libertador.

Celina Moraes

Escritora