Unifor entre as melhores do mundo

Escrito por Sabrina Matos ,

Segundo a entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento de educação, a Times Higher Education, a Universidade de Fortaleza está entre as melhores do mundo na categoria das universidades com até 50 anos. Entre as brasileiras, somente 10 instituições fazem parte desse ranking e a nossa ocupa a segunda posição, sendo a única particular.

Tenho orgulho de fazer parte desse grupo tão seleto principalmente agora, finalizando um período letivo atípico em função da pandemia e do isolamento social que operou muitas metamorfoses, nos deslocando das salas de aula para as angulações das telas dos computadores e/ou celulares. Ajustamos as velas e continuamos ensinando e aprendendo. 

Fácil não foi para ninguém. Inauguramos novas rotas tendo a tecnologia como suporte, mas os grandes protagonistas desse processo foram o afeto, o cuidado e a escuta das inquietudes trazidas pelos alunos em um momento civilizatório de guerra. Nesse contexto singular, mergulhar nos sons do afeto foi o ancoradouro que nos sustentou (alunos e professores). Uma arquitetura do cuidado demarcou a envergadura catalisadora dos nossos encontros o que possibilitou seguirmos com os conteúdos e atividades.

Sentimos falta dos encontros presenciais com alunos, colegas e amigos professores e funcionários. Sentimos falta da beleza ímpar do campus, das árvores floridas, da biblioteca, da correria nos corredores, do cafezinho na sala dos professores, das exposições de arte, dos eventos (tínhamos um Simpósio de Psicanálise que aconteceria em abril e teve que ser adiado). 

Outra sintonia se fez presente. Diante da transitoriedade da vida, do real da morte explicitada pela Covid, da nossa fragilidade enquanto espécie, da bofetada narcísica que o vírus escancarou (e ainda escancara) e de um cenário político devastador, conseguimos! "Criar é matar a morte", como dizia Roman Rolland. Que venha 2020.2!

Sabrina Matos
Psicóloga, psicanalista e professora da Universidade de Fortaleza

Assuntos Relacionados