Planejamento Patrimonial e Sucessório

Ao se planejar, o Sr. Senor Abravanel teve a possibilidade de treinar a sua sucessora para ocupar o cargo de Presidente de Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos

Escrito por
Liliane Gonçalves Matos producaodiario@svm.com.br
Advogada e doutora em Direito Comercial
Legenda: Advogada e doutora em Direito Comercial

O tema que parece estar em evidência na atualidade é o planejamento patrimonial e sucessório. Famílias como as de Gugu Liberato, Larissa Manoela e  Sílvio Santos nos mostram diferentes perspectivas sobre uma mesma abordagem e, inevitavelmente, comparamos os exemplos de sucesso e de fracasso. Neste contexto, as estruturas voltadas para o planejamento ganham merecido destaque. 

As questões que envolvem a sucessão e o patrimônio podem até tardar, mas chegarão. A certeza do que virá coloca luz sobre a antecipação das diretivas de vontade e sobre como um bom plano ação pode ser o seu principal aliado. Basta observar o exemplo da sucessão do dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). 

Desde o falecimento do empresário, é possível perceber como a sucessão foi tratada de forma orgânica. Não há notícias de conflitos envolvendo patrimônio ou de disputas judiciais pelo controle societário. Também não há qualquer indefinição sobre o regular andamento dos negócios. As soluções aplicadas para a realidade da família Abravanel permitiram que as circunscrições que regem a família e as empresas fossem respeitadas tal qual como se ensina na Governança Corporativa. 

Para nós, juristas, a experiência da Família Abravanel representa a segurança jurídica que se busca com a adoção das estratégias de planejamento; para a família, vê-se a tranquilidade de passar pelo luto sem maiores desgastes envolvendo os membros da família; por outro lado, para as empresas, é possível permitir uma continuidade negocial pacífica. 

Ao se planejar, o Sr. Senor Abravanel teve a possibilidade de treinar a sua sucessora para ocupar o cargo de Presidente de Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos. Renata Abravanel, filha mais nova do apresentador, foi capacitada, ensinada e preparada para ocupar a cadeira enquanto Silvio ainda estava vivo. Ele pôde verificar a assertividade da sua escolha e testemunhar o alinhamento cultural da caçula. Em outras palavras, a “troca de bastão” foi estruturada. 

Esse é um dos ganhos do Planejamento Patrimonial e Sucessório. O titular do patrimônio pode se utilizar de estruturas para que, em vida ou na sua ausência, os bens que serão transmitidos por direito hereditário sejam direcionados à partilha conforme o seu desejo, sempre respeitando a legislação.

João Victor Moreira é diretor de Tecnologia da Hostweb
João Victor Moreira
29 de Dezembro de 2024
Empresário
Humberto Mendonça
28 de Dezembro de 2024
Luiz Lopes Filho é engenheiro e escritor
Luiz Lopes Filho
28 de Dezembro de 2024
Cleilton Rocha é líder da Plataforma de Ciência de Dados do Instituto Atlântico
Cleilton Rocha
23 de Dezembro de 2024
Especialista em Psicologia da Felicidade
Izabela Holanda
22 de Dezembro de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
22 de Dezembro de 2024