O realce da beleza natural

Escrito por Marielle Baroni Vono ,

A beleza em sua essência é descrita como algo (pessoa, paisagem, monumento) bom o suficiente que desperte satisfação ao ser desfrutado. Com o passar dos anos, fomos percebendo que a beleza humana foi se transformando conforme a sociedade foi evoluindo.

Cada década tem seu "padrão" de beleza e, atualmente, com a cirurgia plástica e a cosmiatria em alta temos cada vez mais corpos esculpidos em consultórios e hospitais. Mas cabe lembrar que este "padrão" não deve ser seguido. Devemos valorizar as particularidades de cada um para transformar a pessoa em sua melhor versão.

O rosto da sociedade é resultado de suas interações. Com o mundo cada dia mais conectado, é de se esperar que o que seja belo na China também seja belo no Brasil, por exemplo. Estamos agregando as culturas de diferentes países em nossa rotina e isso acaba espelhando no nosso ideal de beleza.

Mas ninguém é igual a ninguém, nem seu lado direito do rosto é igual ao esquerdo. Buscar proporcionalidade nas medidas faciais é o que procuramos ao realizar procedimentos, pois proporções mais simétricas trazem maior harmonia.

Nesse sentido surgiu um movimento denominado "Beautification", que significa realçar a beleza natural de cada paciente, destacando os pontos favoráveis e suavizando ou corrigindo os pontos desarmônicos.

Podemos lançar mão de vários tratamentos, mas o mais comum são os preenchedores à base de ácido hialurônico que são bio compatíveis ao organismo e trazem resultados naturais. São realizados pontos de preenchimento em lugares estratégicos da face que ajudam a realçar a beleza e trazem luminosidade e sustentação (efeito lifting).

Com visagismo, harmonização e, claro, muito senso estético, é possível deixar uma pessoa mais atraente, bela e com aparência descansada e mais jovem.

Marielle Baroni Vono
Cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Assuntos Relacionados