O exemplo que vem de Camocim

Escrito por Sérgio Aguiar ,

Sanear vem do latim e significa tornar saudável, higienizar e limpar, daí concluir-se que de cada R$ 1 investido em saneamento básico economiza-se R$ 9 em saúde porque se evita a ocorrência de doenças. O investimento também tem reflexo no meio ambiente, nos gastos públicos, na economia, na educação, no turismo...

Ainda na Antiguidade o homem aprendeu que a água suja e o acúmulo de lixo disseminavam doenças, desenvolvendo técnicas rudes para obter água limpa e livrar-se dos resíduos. Era o início da ideia de saneamento básico.

O Império Romano desenvolveu, em 312 a.C., um sistema de abastecimento: o aqueduto Aqua Apia, com apenas 17 Km de extensão. Criou-se grandes aquedutos, reservatórios, banheiros públicos e chafarizes. Foi a primeira grande civilização a tratar o saneamento. A água não tratada pode conter diferentes patógenos e parasitas que podem fazer mal ao ser humano. A falta de água tratada e de saneamento básico é um problema comum em muitos países, até hoje.

O Brasil entra no mapa do saneamento em 1561, quando o governante Estácio de Sá mandou escavar o primeiro poço para abastecer o Rio de Janeiro. Em 1620 se iniciaram as obras do aqueduto do Rio Carioca para abastecimento da cidade. Esta obra só foi concluída em 1723, 103 anos depois. Hoje, cerca de 100 milhões de brasileiros não têm acesso a saneamento básico e 35 milhões não têm a água tratada.

Isso contrasta com o que está prestes a acontecer em Camocim, onde 95% de uma grande obra de saneamento estão concretizados. O Brasil tem 5.570 municípios e apenas duas sedes, atualmente, estão 100% saneadas: Cascavel (PR) e Piracicaba (SP).

Portanto, será orgulho para o Ceará ter a primeira sede municipal totalmente saneada do Norte, Nordeste e do Centro Oeste e a terceira do Brasil. Conforme dados da Arce, somente em 2100 é que todas as sedes municipais cearenses estarão universalizadas.

Em Camocim serão beneficiadas 10 mil famílias, significando que mais de 50 mil pessoas terão mais saúde e bem-estar. São 85 Km de redes coletoras, com sete estações elevatórias. Assim, Camocim estará 80 anos à frente, assumindo a vanguarda rumo a um Ceará e a um Brasil mais desenvolvidos e socialmente mais justos. É um grande avanço, reconhecemos.

Sérgio Aguiar

Deputado estadual

Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
03 de Maio de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
02 de Maio de 2024