Estratégias de saúde e alimentação

No Brasil, o Ministério da Saúde adota os Guias Alimentares para a população brasileira e para crianças menores de dois anos como ferramentas de educação alimentar e nutricional

Escrito por Mariana Dantas Cordeiro ,
Docente do curso de Nutrição da Estácio Ceará
Legenda: Docente do curso de Nutrição da Estácio Ceará

Para que a população tenha orientações sobre como ter um estilo de vida saudável, a Organização Mundial da Saúde adotou a Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, atividade física e saúde, por meio da qual cada país elaborou e divulgou diretrizes com tais intuitos, respeitando suas particularidades socioeconômicas e culturais.

No Brasil, o Ministério da Saúde adota os Guias Alimentares para a população brasileira e para crianças menores de dois anos como ferramentas de educação alimentar e nutricional, objetivando a adoção de rotinas saudáveis. No Guia Alimentar para a População Brasileira, são expostas várias recomendações, com foco no nível de processamento de alimentos e outras estratégias comportamentais, que contribuem para um bom estado de saúde.

No documento, que pode ser abordado em ações de educação em saúde por todo profissional de saúde, temos recomendações tais como: ter a maior parte da dieta composta por alimentos in natura e minimamente processados; limitar os alimentos processados; evitar ultraprocessados; utilizar ingredientes culinários, como gorduras, óleos, sal e açúcar em pequenas quantidades para que sejam priorizadas as preparações caseiras; manter o horário das refeições para evitar “beliscar” alimentos ao longo do dia; manter a atenção para a refeição no momento de comer; comprar ingredientes e alimentos em locais que tenham variedade de alimentos in natura e minimamente processados; se precisar fazer refeições fora da residência, optar por locais onde as refeições sejam feitas na hora; e também aprender a ler os rótulos dos produtos.

No tocante aos rótulos, temos novas normas para a rotulagem dos alimentos desde outubro de 2022. Esse novo formato objetiva facilitar a compreensão da população acerca das informações que o produto a ser adquirido contém. Os elementos que são levados em consideração e que possuem destaque na embalagem são os açúcares adicionados, gorduras saturadas e o sódio. Para tanto, foi adotado um símbolo frontal facilmente visível para demonstrar quando o produto tem um alto teor dos nutrientes citados.