Criança é prioridade

Escrito por Luzia Laffite ,

A Rede Estadual da Primeira Infância no Ceará (Repi-CE) inicia mais uma edição da Campanha Criança é Prioridade para as Eleições Municipais 2020.

Em cada município, os/as candidatos/as ao cargo de prefeito (a) são convidados/as a assinar uma carta de comprometimento com a agenda da primeira infância, agenda esta prioritária para a elaboração e/ou monitoramento do Plano Municipal da Primeira Infância, consolidando as 11 ações essenciais na condução de políticas públicas intersetoriais norteadas pelo Marco Legal da Primeira Infância. 

Pesquisas e conhecimentos científicos apontam que o impacto de programas e políticas voltados para atendimento de crianças de zero até seis anos, principalmente as que vivem em situação de grande vulnerabilidade familiar, social e econômica, é um investimento que produz resultados positivos superiores aos demais em idades posteriores neste mesmo segmento populacional. 

Em um ano em que todo o planeta sofreu com o impacto da pandemia da Covid-19, as desigualdades e iniquidades que afetam diretamente as famílias aumentaram. Por isso, garantir os direitos na primeira infância torna-se uma meta sempre a ser seguida e cumprida na atuação dos governantes municipais. O que queremos é que estas ações sejam consideradas nos planos de governos, promovendo uma visível transformação das condições de vida de crianças. 

A campanha é da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que reúne cerca de 260 organizações em todo o território nacional. No Ceará, a Repi-CE, com a coordenação executiva do Instituto da Infância, é a organização responsável para a articulação entres os/as candidatos/as à prefeitura, convidando-os/as à assinatura da Carta Compromisso.
Nosso objetivo principal é ter a Primeira Infância como prioridade e que ela possa ser contemplada no Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual, garantindo a sustentabilidade das políticas públicas para a primeira infância. 

Luzia Laffite
Superintendente Executiva do Instituto da Infância

Assuntos Relacionados