Convenções municipais em pauta

Escrito por Mauro Benevides ,

Começa a fluir o prazo para a realização das convenções municipais, destinadas à escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, numa disputa que se prenuncia movimentada, apesar das restrições impostas pela pandemia, perdurante em meio a óbitos diários, ensejando a substituição de comícios e passeatas em vias públicas, compelindo os líderes políticos a buscar outras modalidades de propaganda, com vistas à competição de novembro vindouro.

A divulgação far-se-á sem concentrações, o que exporia os postulantes ao avanço da Covid-19, numa sequência de mortes que atormenta a humanidade em todos os recantos do planeta, com milhares de vidas ceifadas no mundo inteiro, exigindo retraimentos discretos, transferindo-se o aliciamento para novas formas de captação da preferência do eleitorado, até mesmo nos grandes centros demográficos, habitualmente com disputas mais acirradas.

Nas metrópoles, as emissoras de rádio e TV, em horários tradicionais, incumbir-se-ão de difundir a campanha respectiva, numa conquista de sufrágio para os postulantes a prefeito e vereadores.

Os dirigentes das agremiações, logo após as convenções, idealizarão, certamente, novas formas de proximidade com os filiados, tendo em vista realçar os pleiteantes à municipalidade e à vereança de cada cidade, sendo a Câmara de Vereadores, marco de estreia deste escriba, em ano recuado, iniciando uma jornada que me guindou ao Congresso Nacional, no desempenho do dever cívico, saindo da base para a cúpula do Legislativo.

Que os escolhidos, pelo escrutínio de votantes esclarecidos, comprometam-se a pugnar pelas legítimas aspirações populares, conforme asseverado nas emissoras e em outros meios de comunicação. A batalha é cruenta, prevalecendo o ideal democrático, direcionado ao serviço a ser prestado para atender aos anseios prementes da cidadania.

Mauro Benevides
Jornalista e senador constituinte

Assuntos Relacionados