Aniversário de Fortaleza

O farol do futuro de Fortaleza precisa iluminar a periferia da cidade e potencializar o universo criativo das pessoas esquecidas

Escrito por Luizianne Lins ,
Deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza
Legenda: Deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza

Em 2005, Fortaleza tinha quatro desafios gigantescos e inadiáveis: cuidar das áreas de risco, onde milhares ficavam desabrigados a cada período chuvoso. Substituir anexos escolares inviáveis, onde crianças estudavam sem a menor estrutura. Resolver a situação das comunidades da orla, abandonadas pelo poder público. Dotar a cidade de um sistema de assistência social para levar às pessoas os benefícios do governo federal. Em oito anos, conseguimos reduzir áreas de risco, comprar e ampliar escolas, oferecer transporte escolar, requalificar a maior parte da orla periférica da cidade e estruturar equipamentos sociais nos bairros.

Hoje, diante de novos desafios, ainda sonho os mesmos sonhos que permeiam minha vida política. Miro o futuro com os mesmos olhos que passeavam iluminados pelas casas antigas do Mondubim, bairro onde nasci, meu fundamento na cidade. Minha Fortaleza do futuro passa por retomar o olhar estratégico que os últimos governantes não atentaram e não atentam: a desorganização urbana que advém da miserabilidade econômica. É junto com o povo que se refaz algo na cidade, com instrumentos de participação popular, como o Orçamento Participativo.

O farol do futuro de Fortaleza precisa iluminar a periferia da cidade e potencializar o universo criativo das pessoas esquecidas. Desenvolver políticas que atendam idosos, mulheres, juventude e outras muitas cidades que convivem em Fortaleza. Para que todas retomem seus sonhos de futuro, é preciso voltar aos bons projetos. Nos últimos anos, a cidade sofreu uma pane, pois apenas tinha o que outrora elaboramos e captamos, inclusive para mobilidade urbana. Sobre isso, há também que se retomar e redobrar o cuidado com a qualidade das obras, como pensamos no PL 4990/2016, apresentado na Câmara Federal.

Há ainda uma alma a ser preservada com afinco: ela passa pelos Parques, árvores e lagoas que nos salvam do deserto urbano. A Fortaleza do Futuro é também uma Fortaleza do meio ambiente e de preservação da memória histórica.

Meu sonho continua vivo e coletivo, pois o encontro em quem sonha da Barra do Ceará ao Curió, do Serviluz ao Bom Jardim. Meu sonho é sempre de mudança e coragem, afinal, como diz Belchior, viver é melhor que sonhar. Na luta, sempre!