Medo de apagão azeda mercado e Ibovespa fecha em baixa de mais de 2%

Ações de empresas do setor elétrico, assim como companhias de setores altamente demandantes de energia, como petroquímicas e siderúrgicas, lideraram as perdas do índice

Escrito por Reuters ,
Preocupações sobre o fornecimento de energia elétrica do país atingiram o mercado acionário brasileiro na tarde desta segunda-feira, fazendo o principal índice da Bovespa ampliar as perdas em dia de exercício de opções.
 
De acordo com dados preliminares, o Ibovespa caiu 2,84%, a 47.622 pontos. Inflado pelos R$ 2,18 bilhões do vencimento dos contratos de opções sobre ações, o giro financeiro da sessão somou 5,56 bilhões de reais.
 
Já com tendência negativa, o mercado acelerou o ritmo vendedor após várias distribuidoras de energia do país afirmarem que receberam ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para cortar carga de eletricidade de forma a preservar o fornecimento do sistema.
 
O Índice de Energia Elétrica fechou em baixa de 4,49%. Ações de empresas do setor elétrico, assim como companhias de setores altamente demandantes de energia, como petroquímicas e siderúrgicas, lideraram as perdas do índice.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.