Unidade prisional é denominada Irmã Imelda Lima Pontes

Local abriga presos idosos, com doenças crônicas graves e condenados exclusivamente pela Lei Maria da Penha

Escrito por Redação ,
A Unidade Prisional, localizada na BR-116, KM 27, no município de Aquiraz, recebe denominação de Irmã Imelda Lima Pontes. Decreto nesse sentido foi publicado no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (13) e já entrou em vigor.
 
De acordo com o governador Camilo Santana, a decisão é uma forma de homenagear a freira, escritora e advogada criminalista que se destacou no atendimento social e jurídico aos mais carentes.
 
A Unidade Prisional abriga especificamente presos idosos, com doenças crônicas e graves e os condenadoas exclusivamente pela Lei Maria da Penha.
 
Irmã Imelda faleceu aos 93 anos de idade, em março de 2013. A religiosa fazia parte da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria desde 1945. Já na década de 1970, quando desenvolvia trabalhos sociais no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, atinou para a defesa dos direitos dos pobres.
 
Aos 41 anos, irmã Imelda ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Acredita-se que ela fosse a primeira freira a se tornar advogada criminalista do País.
 
Já em 1973, fundou a organização filantrópica “Departamento Direito e Paz (Dipaz), onde prestava atendimento social e jurídico aos pobres. Em 1998, lançou o livro: “O marginalizado também é gente”, onde relata casos que atendeu através do Dipaz.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.