Ponte dos Ingleses passa para Município e será reformada

Projeto marca início da requalificação da Praia de Iracema, que inclui a mudança da Setfor para o Estoril

Escrito por Lêda Gonçalves - Repórter ,
Legenda: A Ponte dos Ingleses foi desativada como porto marítimo em 1940, quando passou a ser um dos principais pontos turísticos da Capital
Foto: Foto: Nah Jereissati

Um dos símbolos de Fortaleza, a quase centenária Ponte dos Ingleses ou Metálica, cuja construção foi iniciada em 1921, deve retomar seu lugar entre os pontos turísticos mais importantes da Capital. A começar pela responsabilidade da gestão: passará do Estado para responsabilidade do Município, via Secretaria de Turismo (Setfor), com reforço da reforma e revitalização do espaço, anunciados pelo titular da Pasta, Alexandre Pereira, ainda para este ano.

Segundo ele, a solicitação para assumir a administração do espaço foi feita com o objetivo de também marcar o início da requalificação da Praia de Iracema. A ideia, adianta o secretário, é que os trabalhos comecem no segundo semestre do ano e representem a reocupação do espaço tão importante para o fortalezense. "A proposta é dar nova utilização ao equipamento, com a instalação de bares, restaurantes, ponto para cinema ao ar livre, artesanato, promoção de programação cultural e de lazer diversificada. Para isso, vamos divulgar licitação assim que a reforma fique pronta. Acredito no início de 2018", informa.

O secretário explica que o projeto está em fase final e deverá ser apresentado ao ministro da Cultura, Roberto Freire, nas próximas semanas. "Nossa intenção é buscar apoio e liberação de recursos, mas devemos principiar a obras com dinheiro do tesouro municipal. A Secretaria de Infraestrutura (Seinf) avalia orçamento", assegura, acrescentando que a sede da Setfor deverá ser transferida para o Estoril depois do Carnaval.

Pereira também antecipa que a Prefeitura, via secretaria de Finanças (Sefin), estuda isenção de tributos como Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Sobre Serviços (ISS) para o empresário que investir na Praia de Iracema. E para simbolizar ainda mais a retomada do bairro, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abresel/CE) já busca imóvel para transferir sua sede, a exemplo da Setfor.

"A ideia foi desenvolvida em conjunto com o secretário Alexandre e nada melhor para incentivar do que dar o exemplo", afirma o diretor executivo da entidade, Taiene Righetto. É um esforço, comenta, para ajudar a reavivar um dos pontos mais bonitos de Fortaleza.

A Ponte dos Ingleses desempenhou função de porto marítimo até a construção do Porto do Mucuripe (1938), sendo desativada em 1940, quando assumiu outro papel: ser um dos principais pontos turísticos da Capital, encontro preferidos dos boêmios, namorados, artistas e jovens em geral, que ali convergiam para apreciar o lindo pôr-do-sol. Sendo um dos espaços mais democráticos da cidade.

Enquanto a obra não sai do papel, muita gente lamenta o estado em que se encontra o equipamento. Fazia 11 anos que a farmacêutica Maria Morais, 33, não visitava o local. A situação da estrutura física a deixou surpresa. "Acho que tinha que dar uma arrumada, principalmente na pintura, para ficar mais de acordo com a praia".

Para o empresário catarinense Fernando Delfino, 34, pela primeira vez na cidade, o local não condiz bem com o cartão-postal divulgado pelas propagandas. "A estrutura das madeiras está muito precária, creio que precisaria de uma boa reforma. O ponto turístico é fantástico, maravilhoso, a vista compensa bastante, mas é uma pena estar nessas condições", afirma.

Nada previsto

Já a Ponte Metálica, que fica praticamente ao lado da dos Ingleses, é mais velha, com obras iniciadas em 1902 e concluídas em 1906, hoje desativada, não tem, por enquanto, nada previsto para ela, seja revitalização ou até reconstrução. Em março, o antigo e sem uso equipamento, vai completar 111 anos.

Outro projeto anunciado pela Setfor é a renovação do Mercado dos Pinhões, no Centro. O espaço será transformado em mais um Polo Gastronômico da cidade, a exemplo da Varjota e Cidade dos Funcionários. A intenção, diz, é qualificar pessoal e melhorar os serviços, incluindo as casas do entorno do equipamento. "Esse também está em fase de conclusão e, como se tratar de patrimônio histórico, cultura, lazer, vamos apresentá-lo ao ministro Roberto Freire".

Saiba mais 

A Ponte dos Ingleses, chamada de Ponte Metálica, foi idealizado com o objetivo de melhorar a estrutura portuária de Fortaleza.

A sua construção foi projeto do engenheiro Lucas Bicalho, com suas obras iniciadas em 24 de setembro de 1921, pela empresa inglesa Norton Griffts para servir de porto da cidade de Fortaleza, em substituição da antiga Ponte Metálica.

O local foi utilizado para o fluxo de cargas até a década de 1940, quando foi inaugurado o Porto do Mucuripe.

Após anos de degradação, o governo estadual aprovou 1º projeto de reforma do local, em 1994. A segunda reforma ocorreu entre 2011 e 2012.

Já a Ponte Metálica, a original, é mais velha. Sua construção data de 1902, estrutura de ferro e piso de madeira e havendo sido inaugurada a 26 de maio de 1906.

Devido ao comprometimento de sua estrutura metálica e piso em madeira, o local foi praticamente reconstruído e reinaugurado em fevereiro de 1929. Hoje, está desativada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.