Incêndio atinge matagal e fumaça atrapalha visibilidade na avenida Washington Soares em Fortaleza
As chamas iniciaram por volta das 8h30 e até o fim da manhã não foi controlado
Um incêndio atinge, na manhã desta sexta-feira (4), um matagal próximo à Avenida Washington Soares, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou no lixo acumulado na área, por volta das 8h30, e até o fim da manhã não havia sido controlado. O fogo se alastrou rapidamente lançando muita fumaça nas casas e na avenida, a ponto de atrapalhar a visibilidade dos motoristas.
> Incêndio atinge horta em área de vegetação no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza
Os bombeiros ainda não sabem dizer o tamanho da área atingida. Não há feridos até o momento.
Uma motorista que passou pela área gravou um vídeo e relatou que, por volta das 10h20, a fumaça impossibilitava ter uma boa visão da via e do trânsito em volta.
Decreto de estado de emergência
O governador Camilo Santana decretou, no último dia 27 de julho, pela primeira vez na história do estado, estado de emergência ambiental visando o combate a incêndios florestais, principalmente em unidades de conservação.
"O decreto de emergência ambiental normalmente é mais utilizado em cenários de estiagem, de escassez hídrica, e isso ajuda na captação de recursos. Tem sido feito no Nordeste e ajuda no reconhecimento de que o município necessita de ajuda. Na parte de incêndios florestais, nosso interesse maior é termos uma prerrogativa jurídica para contratar uma brigada especializada na questão da prevenção e combate aos incêndios florestais", explica Leonardo Borralho, coordenador do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna).