Estudantes da Unifor têm a oportunidade de estudar no exterior

Há 18 anos, a Assessoria para Assuntos Internacionais promove a imersão de estudantes da graduação em mais de 160 universidades pelo mundo.

Legenda: Semestralmente, estudantes de todos os cursos de graduação da Unifor podem participar da Feira das Nações. O evento mostra as diferentes possibilidades de obter uma experiência acadêmica e cultural no exterior.
Foto: Ares Soares/Unifor

As formas de comunicação progridem rumo à extinção de fronteiras, captando vozes múltiplas e gerando fluxos diversos de informações, mercadorias e pessoas. Na educação, não é diferente. Para acompanhar tais transformações e participar da troca de conhecimento gerada a partir da interação com outras nações, a Universidade de Fortaleza (Unifor) implantou, em 2001, a Assessoria para Assuntos Internacionais.

O setor, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, trabalha há 18 anos com acordos de cooperação acadêmica com mais de 160 instituições de ensino superior em mais 30 países. O objetivo das parcerias é possibilitar aos alunos uma boa experiência de intercâmbio acadêmico por um período de seis meses ou um ano.

A mobilidade acadêmica propicia um ganho tanto para o aluno que se desloca como para os que o recebem. É uma troca de experiências culturas, idiomas, conhecimentos, práticas, comportamentos, atitudes e valores, ou seja, um conviver que favorece o engrandecimento conjunto e estimula novos deslocamentos e práticas profissionais integradas.

Experiência internacional

A Assessoria para Assuntos Internacionais é responsável pelo intercâmbio acadêmico que, semestralmente, viabiliza a ida de estudantes da Unifor dos mais diversos cursos para mais de 160 universidades estrangeiras conveniadas.

A experiência de estudar e morar em outros ambientes acadêmicos e conviver com outras culturas se dá a partir de um acordo bilateral: o estudante da Unifor não tem custos com a instituição parceira que o recebe e, naquele período em que estiver fora, também não paga a mensalidade referente à graduação que vem cursando.

Por ano, são enviados entre 100 e 120 alunos para o exterior. E a via é de mão dupla, já que a Unifor também recebe estudantes estrangeiros das instituições parceiras, além de incentivar o trânsito de professores-visitantes.  

Legenda: Implantado em 2002, o Programa de Intercâmbio da Unifor já levou mais de 190 estudantes para o exterior.
Foto: Felipe Ferreira/Unifor

O objetivo do programa de intercâmbio acadêmico é possibilitar que os alunos possam vivenciar uma experiência acadêmica no exterior, e, ao retornar, aproveitar disciplinas cursadas, desde que compatíveis com o conteúdo e carga horária das ementas do seu curso. É também promover o convívio dos estudantes com outras culturas, desenvolvendo e ampliando suas habilidades sociolinguísticas, e consequentemente, profissionais.

Legenda: Além de promover a ida de estudantes para o exterior, o Programa de Intercâmbio também recebe alunos de diversas instituições parceiras
Foto: Felipe Ferreira/Unifor

Estudantes estrangeiros de universidades conveniadas também são recebidos para estudar na Unifor, pelo período de 6 meses a 1 ano. Há um trabalho permanente de contato com instituições educacionais estrangeiras, além de algumas redes de cooperação, com o objetivo de firmar convênios com instituições de boa reputação no âmbito internacional.
Para tanto, são feitas recepções de delegações no campus da Unifor e visitas in loco em universidades estrangeiras, além de participação em feiras internacionais sobre mobilidade acadêmica.  

Legenda: O Eller College of Management da Universidade do Arizona, parceira da Unifor, traz estudantes para visitas técnicas à empresas brasileiras. Além disso, eles participam do curso de Negócios Ambientais.
Foto: Ares Soares/Unifor

Na mochila, histórias para contar

Viver uma experiência acadêmica e conhecer outras culturas e práticas profissionais já é realidade de muitos alunos Unifor. São histórias, conhecimentos, saudades e desafios de sobra para contar.

Conheça alguns alunos que trouxeram de volta ao Brasil suas experiências no intercâmbio acadêmico:

Quer saber mais sobre intercâmbio na Unifor? Acesse: https://www.unifor.br/web/graduacao/intercambio

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo unifor

Categorias Relacionadas


Redação 02 de Julho de 2020