Durante a pandemia, encontro com o Papai Noel, só a distância

Shoppings se reinventam para manter encontro com Papai Noel Chamadas de vídeo, conversas por WhatsApp, casas de vidro e barreiras de acrílico são alguns meios alternativos usados para garantir o encontro com o Bom Velhinho no período natalino em Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Shopping instalou casa de vidro para promover o encontro natalino com mais segurança
Foto: Foto: Helene Santos

O encontro anual tão aguardado, aquele abraço, o colocar no colo, o pedido de presente ao pé do ouvido. A magia do Natal arrebata a criançada ao encontrar o Bom Velhinho, que ouvirá e atenderá aos pedidos. Toda essa relação mágica entre crianças e o Papai Noel, que dura todo o mês de dezembro, nos shoppings de Fortaleza, sofreu alterações este ano para cumprir recomendações sanitárias necessárias para conter a disseminação do novo coronavírus.

As alternativas para manter a segurança coletiva e o encontro entre crianças e Papai Noel, pela cidade, foram as mais diversas: o Bom Velhinho em uma torre, chamadas de vídeo, conversas por WhatsApp, casa e paredes de vidro para evitar contato. Para João Duarte, 58 anos, e Papai Noel há 10, apesar das circunstâncias, é importante manter a tradição. "As crianças esperam ansiosas o ano inteiro para falar com o Papai Noel. Então, seria difícil não vir. Tenho muita saudade".

Assim como João, Sergio Pattini, 71 anos, também sente a falta do contato próximo. No entanto, a possibilidade de conversar com as crianças, escutar as histórias e perceber a realidade de cada família segue sendo forma motivadora em meio à pandemia. Para ele, a presença do Papai Noel é fundamental para o período natalino.

“Somos o símbolo de esperança, mantemos vivas nas crianças a magia, o encantamento. Essas memórias que o Natal cria nas crianças são lembranças que as pessoas levam para toda a vida”, declara.

Novas alternativas

No Shopping Iguatemi Fortaleza, o Papai Noel deixou o tradicional trono para ocupar uma torre em respeito às medidas sanitárias. "Ele está posicionado na janela do 2º andar de uma casa, de onde acena e posa para fotos com os pequenos e escuta os pedidos de presentes por um sistema de som", explica a assessoria, em nota. O contato é feito através de um microfone em forma de canudo, seguindo a estética da decoração inspirada em uma Fábrica de Brinquedos.

À procura de uma forma de manter o encontro natalino sem oferecer riscos, o Shopping RioMar Fortaleza adotou uma "casa de vidro" como solução. Já no RioMar Kennedy, o Papai Noel está em um espaço temático protegido por uma contenção de vidro. Os ambientes têm regras específicas na hora das fotos, como a capacidade de até quatro pessoas da mesma família por vez, respeito ao distanciamento social nas filas e reforço na higienização.

O estabelecimento disponibilizou um encontro virtual, com tecnologia de realidade aumentada. "Pelos corredores dos shoppings, os clientes encontram totens, onde, por meio de QR Code, é possível receber uma mensagem especial do Bom Velhinho e fazer uma foto", informa a assessoria.

Quem também adotou a interação virtual como alternativa foi a rede North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping. As unidades adotaram o formato remoto, sendo necessário realizar o agendamento pelo aplicativo do shopping, e criaram alternativas como uso do WhatsApp, ligações de vídeo e mensagens personalizadas.

"O Papai Noel conversa com as famílias de maneira calorosa, mantendo o encantamento do Natal", pontua a gerente regional de marketing da rede Ancar Ivanhoe no Ceará, Sara Dantas. A interação é feita por um telão e os agendamentos são feitos semanalmente até 23 de dezembro, podendo ser realizados pedidos de presentes e lembranças para a família. Na versão pelo WhatsApp, é possível entrar em contato através dos números disponibilizados nos sites.

No Grand Shopping, o Papai Noel está presente diariamente, mas o contato físico também não é permitido. Para respeitar o distanciamento social, "elas (as crianças) ficam mais de dois metros de distância e ele permanece sentado no trono dele, contando com proteção de acrílico", explica a gerente de marketing do shopping, Carla Werneck.

Mensagens de carinho

No Shopping Parangaba, da rede administradora Aliansce Sonae, as fotos com Papai Noel são realizada de uma forma distinta. Ao invés do contato próximo entre as crianças e o bom velhinho no trono de natal, a figura natalina aparece de forma virtual em realidade aumentada no próprio shopping, ao apontar realizar a leitura de um QR Code. 

“Papai Noel surge em tamanho real interagindo com os visitantes com a dancinha do Tik Tok, a pose clássica do ex-velocista Usain Bolt, tocando guitarra, comendo hambúrguer, distribuindo presentes e em outros movimentos inusitados”, explica a assessoria, em nota. 

Além disso, o Papai Noel também pode enviar áudios e vídeos personalizados com mensagens natalinas e histórias para crianças, caso as famílias enviem mensagem para o número de WhatsApp (11) 95381.9596. Todas as alternativas são buscadas para garantir a tradição viva no coração das crianças apesar das mudanças trazidas com a pandemia. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados