Com formaturas suspensas, estudantes buscam alternativas para celebrar conclusão de ensino médio

Devido aos casos da Covid-19, comemorações de encerramento escolar são impactadas e muitos preparativos precisaram ser suspensos ou remodelados em meio à pandemia

Escrito por Redação ,
Legenda: Sem a festa tradicional, estudantes realizam celebração de formatura reduzida com os amigos mais próximos
Foto: Arquivo Pessoal

São anos de histórias, convivência, brincadeiras e desafios vividos em salas de aulas, corredores do colégio e até mesmo em confraternizações para além da escola. O crescimento na adolescência, abrindo caminho para a fase adulta, costuma ser compartilhado ao lado de amigos e é pela felicidade de simbolizar o fim de um ciclo, assim como de celebrar os momentos vividos, que estudantes realizam a festa da formatura. Porém, com a pandemia, muitas comemorações precisaram ser transformadas, suspensas ou mesmo canceladas no Ceará. 

Foi com um misto de tristeza e frustração que a estudante Lívia Mello, 17 anos, aluna do Colégio Militar de Fortaleza (CMF), percebeu que a festa de formatura sonhada não ocorreria da forma esperada. Então, motivada pelo desejo de encerrar simbolicamente uma etapa de sua vida, a jovem teve a iniciativa de organizar uma pequena confraternização com os amigos mais próximos, “as pessoas que mais estiveram ao meu lado nesses 3 anos”, explica. 

Ainda que fosse mais simples do que o esperado, Lívia percebe a comemoração como essencial. “Lembro de ver a minha irmã se formando quando eu era pequena e não comemorando com as amigas, e isso não fazia sentido para mim. Sempre pensei que era necessário celebrar o encerramento de algo que nunca iremos experienciar de novo”, comenta. Por isso, a jovem “fez questão” de possibilitar um encerramento com amigos. 

“Esse ano inteiro foi bastante atípico e todo mundo estava bastante desanimado por não termos vivido o terceirão que tanto queríamos. Então, eu comecei a planejar esta festa para  mostrar como apesar de tantas dificuldades, conseguimos terminar este ano juntos”, compartilha. 

Então, no dia 4 de dezembro, a confraternização ocorreu em sua casa em um espaço amplo e ventilado, próximo da churrasqueira. Com a ajuda de amigos, montou a decoração, reservou um espaço para a premiação, incluiu um momento para a oradora do grupo falar e até mesmo reproduziu um vídeo com os melhores momentos no colégio. No fim, mesmo sem a formatura, o que ficam são as memórias e experiências vividas durante os anos escolares. 

Cuidados

A infectologista Mônica Façanha, professora do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), reforça que é importante evitar a celebração presencial da formatura, considerando os riscos de contágio do coronavírus. No entanto, aponta que “diante da impossibilidade, a redução de danos é diminuir a quantidade de pessoas no local, realizar em um ambiente aberto, ventilado e manter a distância entre as pessoas e o uso de máscara”, elenca. 

Para Mônica, a quantidade de pessoas na celebração pode variar a depender do ambiente, mas relembra que segundo decreto estadual, o número máximo permitido se limita a somente 15. No entanto, recomenda que formandos do grupo de risco não estejam presentes ou, se forem, reduzirem o tempo durante a comemoração, atentos de usar a máscara a todo instante.

“É importante ter consciência de que quando você faz essa festa, está se expondo e expondo as pessoas que está convidando. Quem vai decidir por comemorar, tem que saber que pode ter consequência. Não pode comemorar achando que o risco é zero”, reforça a infectologista.

Suspender

Da mesma forma que ocorreu com Lívia, o aluno do EEM Dr. César Cals, Marcos Vinycius, 17 anos, recebeu com tristeza as mudanças de planos. Sua turma havia começado os preparativos durante reuniões escolares, organizando fotos, locais e até mesmo realizando o orçamento da celebração. “No início, quando foi decretado lockdown, pensei que seriam somente quinze dias ou um mês, porém não foi bem assim”, conta. 

Mesmo com os obstáculos, e sem esperar que a pandemia se estendesse por tanto tempo, alguns colegas decidiram manter a festa, ainda sem data definida. “Nossa formatura foi mantida, e tudo depende das regras de isolamento social. Nosso contato é o básico e não a sala em geral, algumas pessoas só”, completa a colega de Marcos, Bianca Dieb, 18 anos. Apesar de não ter sido cancelada, a comemoração de Bianca não será como ela sonhava. 

“Eu só gostaria que fosse aquela bagunça, bagunça no sentido bom, que a gente dançasse, chorasse e se abraçasse, e que o nosso 3º ano tivesse sido vivido em sala de aula, para a gente ter as melhores recordações possíveis. Desde o meu 1º ano a gente conversava sobre como iria ser a formatura”, relembra. 

foto bianca
Legenda: Apesar de não ter sido cancelada, a comemoração de Bianca (direita da foto) não será como ela sonhava
Foto: Arquivo pessoal

Mudanças

No caso da turma de Felipe Rodrigues, 17 anos, estudante do Colégio 7 de Setembro, o planejamento da festa começou logo no início das aulas de 2020. Porém, após os meses de isolamento social e a permanência na quantidade de casos da Covid-19 no Ceará, o jovem aponta que a comemoração agora é incerta. “Não sabemos o que vamos fazer ou se vamos fazer. A escola tem nos ajudado a pensar em alternativas que se adaptem ao ‘novo normal'”, relata. 

A nova condição, à princípio, não atrapalhou os preparativos porque os estudantes tinham esperança de que a situação se resolvesse até este mês de dezembro, para quando a formatura estava marcada. “Chegamos até a bater as fotos para a festa, mas infelizmente, devido à pandemia, é bem provável que não tenhamos mais nada para marcar essa data”, lamenta a colega de sala de Felipe, Letícia Dutra, 18 anos.

“Eu desejava muito ter a nossa formatura. Imaginava nossas entradas na festa, os discursos emocionados, a saudade boa, o sentimento de dever cumprido e, claro, a comemoração”, acrescenta Felipe.  

foto alunos
Legenda: Foram cancelados ou adiados os planos de muitas turmas de viver este dia de encerramento de ciclo com os colegas de classe
Foto: Arquivo pessoal

Impactos

Em muitos casos, a importância da formatura vai além da festa, podendo carregar a felicidade de distintas gerações em comemorar a primeira conclusão do ensino médio de uma família. Conforme a professora da escola Dr.César Cals e coordenadora geral da comissão de formatura há seis anos, Aline Sales de Almeida, 31 anos, a comemoração se tornou tradição em sua escola. 

Devido à pandemia, a instituição optou por adiar para março, a fim de garantir a segurança. Se os casos da Covid-19 ainda estiverem elevados em março, comenta que ainda terão duas tentativas. “Uma em julho e outra, uma formatura com estudantes deste ano e de 2021. Vamos tentar ao máximo manter essa festa”, explica. Acima de tudo, o desejo é garantir a segurança dos participantes. 

“Não adianta fazer uma festa dessas para o avô não poder ir, ou o pai em tratamento com câncer. Preferimos fazer uma festa de segurança para todos, do que fazer uma comemoração reduzida que muitas pessoas quiseram estar lá, mas não poderão estar”, finaliza. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados