Cemitérios públicos de Fortaleza permanecem fechados neste Dia das Mães

Medida visa evitar aglomerações em meio à pandemia de Covid-19

Escrito por Redação ,
Cemitérios fechados
Legenda: O funcionamento dos cemitérios continua liberado apenas para realização de sepultamentos, das 8 às 17 horas
Foto: Fabiane de Paula

Os cemitérios públicos de Fortaleza permanecerão fechados neste fim de semana, quando se celebra o Dia das Mães, segundo esclarece a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Gestão Regional (Seger).

A data é a segunda do ano que mais leva pessoas aos equipamentos públicos da cidade e, em razão disso, a medida visa evitar aglomerações em meio à pandemia de Covid-19, estratégia adotada desde o ano passado. 

Sendo assim, visitas, missas, cultos e outras celebrações continuam proibidas nos cemitérios, incluindo no domingo (9), seguindo orientações do decreto do Governo do Estado do Ceará. 

O funcionamento dos locais, segundo destaca a prefeitura, continua liberado apenas para realização de sepultamentos, das 8 às 17 horas.

Equipamentos fechados:

REGIONAL 2 - Cemitério São Vicente de Paula, no bairro Mucuripe

REGIONAL 3  - Cemitério Santo Antônio, no bairro Antônio Bezerra

REGIONAL 4 - Cemitério São José, no bairro Parangaba

REGIONAL 5  - Cemitério Parque Bom Jardim, no Bom Jardim

REGIONAL 6 - Cemitério de Messejana, no bairro Messejana

Cemitérios privados 

Os cemitérios particulares da grande Fortaleza estarão abertos, mas para incentivar que a população não visite os equipamentos neste fim de semana, serão realizadas transmissões online de missas e cultos em homenagem às mães. 

Segundo o diretor do Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará (SEFEC), Vicente Jales, a entrada nos equipamentos não está proibida, mas ele faz um apelo para que as pessoas evitem a data festiva, e visitem os locais ao longo da semana, evitando, assim, aglomerações e o risco de transmissão da Covid-19.

"Não podemos fechar em razão dos sepultamentos, mas apelamos para o bom senso. Estaremos mitigando os possíveis transtornos, aferindo a temperatura, usando o álcool em gel e aqueles que porventura não usarem máscara vamos ceder uma, mas o importante é que as pessoas não compareçam", diz. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados