Campanha de vacinação contra a gripe inicia terceira fase; confira onde se vacinar em Fortaleza

O serviço segue até o próximo dia 5 de junho; o público alvo pode realizar a imunização em 113 postos de saúde e 97 escolas municipais de Fortaleza

Legenda: Vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe iniciou sua terceira fase nesta segunda-feira (11), sendo dividida em duas etapas, de acordo com os grupos prioritários. O serviço segue até o próximo dia 5 de junho. O público alvo pode realizar a imunização em 113 postos de saúde e 97 escolas municipais de Fortaleza. As doses imunizam contra a H1N1, H3N2 e Influenza B. 

Na primeira etapa desta fase, que ocorre entre esta segunda e o dia 17 de maio‬, a vacinação é voltada a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.  

Já no segundo período desta fase, entre os dias ‪18 de maio e 5‬ de junho, o grupo prioritário para receber a vacina é formado por adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas. 

Mas quem faz parte de grupos prioritários e não conseguiu ser vacinado nas fases anteriores também pode procurar os postos de saúde para receber a imunização até 5 de junho.  

“As pessoas precisam se vacinar porque os vírus estão circulando. A vacina contra a gripe não tem eficácia contra a Covid-19, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para o novo coronavírus”, explica a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli. 

Iniciada em 23 de março, a campanha nacional já teve como público-alvo, em fases anteriores: idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; população indígena; portuários; caminhoneiros; e motoristas e cobradores de transportes coletivos. 

Vacinação em domicílio  

Idosos com mais de 80 anos ou com idade entre 60 e 79 anos que estejam acamados podem receber a imunização em domicílio. Para esse tipo de atendimento, um familiar deve procurar o Posto de Saúde mais próximo da residência e agendar o serviço, informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).