Vai começar a luta pelo acesso

Sete equipes iniciam neste final de semana a caminhada rumo à primeira divisão do futebol cearense

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

Neste fim de semana inicia-se mais uma edição da Segunda Divisão do Campeonato Cearense. Após a desistência do Quixadá, sete equipes irão atrás da tão sonhada vaga à elite do estadual na próxima temporada. A partida que dará o pontapé inicial será entre Iguatu e Tianguá, neste sábado (18), às 16h, no estádio Morenão, em Iguatu. As demais partidas da rodada inicial ocorrerão no domingo (19). Já o Floresta só fará sua estreia no dia 24 de março contra o Iguatu.

O time do Iguatu é apontado como um dos favoritos na competição. Com bom aporte financeiro vindo da ajuda da prefeitura e empresários locais, o time começa o desejado acesso enfrentando o Tianguá, atual campeão da terceira divisão. O treinador Jorge Pinheiro, com inúmeras passagens pelo futebol cearense e piauiense, demonstra muito otimismo.

"Tivemos dificuldades na montagem da equipe por falta de atletas no mercado. Mas conseguimos trazer o Elanardo, e Weverson", explicou.

O time ainda conta com o atacante Otacílio Neto, que aparece como um dos grandes destaques, tendo passagem por vários clubes nacionais

Tianguá

O Tianguá Esporte Clube, que conquistou acesso à Série B do Cearense por ter vencido a Série C do ano passado, aposta em nomes oriundos do Guarany de Sobral e garotos da base. De acordo com Reginaldo Vasconcelos, diretor de marketing do clube, a dificuldade em decorrência da falta de incentivo é dos principais obstáculos rumo ao êxito. "A prefeitura não está apoiando o Tianguá, está simplesmente cedendo o estádio para treinos. Formamos um grupo de empresários e sócios torcedores que estão dando apoio financeiro", analisou o dirigente.

O time irá mandar seus jogos no Estádio do Junco, em Sobral, enquanto não consegue liberação do Estádio Tancredo Nunes, em Tianguá.

Estreante

Estreante na Série B do estadual, o Aliança Atlética, além da unidade no Ceará conta com outra unidade em São Paulo e trabalha mais atentamente na captação e formação de jovens jogadores. Não jogou a Segunda Divisão em 2016 por ter sido contra a competição disputada somente com três participantes. Assim, optou por se preservar e ficou de fora. Já na temporada atual, com a desistência do Alto Santo em participar da primeira divisão, e o Ferroviário - que estava na segundinha cearense - ter sido promovido à elite do estadual, o Aliança conseguiu vaga para participar da Série B ao apresentar as certidões negativas. O Palmácia, uma das três equipes participantes da Série C em 2016 - as outras duas foram Tianguá e Limoeiro - não apresentaram as certidões exigidas pelo ProFut e ficaram de fora.

"O time é composto por cinco jogadores vindos de São Paulo, entre eles o Jack Chan", disse Amaury Carneiro, vice corporativo do Aliança.

Verdão do Cariri

Buscando retornar aos anos dourados, o retorno à elite estadual é o primeiro e primordial passo em busca desse objetivo pelo time do Icasa, de Juazeiro.

Para isso, o presidente eleito por aclamação em novembro de 2016, Valdenor Agra, trouxe o técnico Roni Araújo para comandar a equipe. Além de garimpar jogadores nos times amadores e contar com atletas experientes, o Icasa investiu em contratações pontuais e garotos das categorias de base da região.

A partida que marca a estreia do Verdão do Cariri ocorrerá no domingo (19), às 16h, contra o Maracanã, no Domingão. (Por Paulo Ayrton).