Saiba quem era André Silva, irmão de Diogo Jota que atuava pelo Penafiel de Portugal
André Silva morreu aos 25 anos ao lado do irmão, Diogo Jota, atacante da seleção portuguesa e do Liverpool
O jogador português André Silva, de 25 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em uma ocorrência de trânsito na região de Zamora, no norte da Espanha. Ele estava acompanhado do irmão, o atacante do Liverpool, Diogo Jota, de 28 anos, que também faleceu. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal Marca, da Espanha.
Quem era André Silva?
Atleta profissional, André Silva atuava como meia-atacante pelo FC Penafiel, clube da segunda divisão do futebol português.
Na última temporada (2024/25), disputou 32 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências. Ao longo da carreira, somou 143 jogos oficiais, 21 gols e quatro assistências.
Silva estava prestes a iniciar a terceira temporada consecutiva no Penafiel, com contrato válido até 30 de junho de 2026. Antes disso, passou pelas categorias de base do Porto, Boavista Sub-23 e Famalicão Sub-23. Também defendeu o Gondomar, equipe da região metropolitana do Porto, onde nasceu em 28 de abril de 2000.
Além do futebol, o jogador havia concluído recentemente um curso universitário em Gestão, conciliando os estudos com a carreira profissional. Ao lado do irmão, chegou a criar uma empresa na área.
De acordo com o treinador do Penafiel, Hélder Cristóvão, Silva era um atleta com velocidade e capacidade ofensiva, mas se destacava também fora de campo. O técnico afirmou, em entrevista ao SportTV+, que o jogador mantinha uma postura exemplar e conciliava a vida acadêmica e empresarial com o esporte.
Morte dos irmãos aconteceu poucos dias depois do casamento de Diogo
André Silva e Diogo Jota mantinham uma relação próxima. Compartilhavam treinos e momentos em família, e haviam celebrado juntos, poucos dias antes do acidente, o casamento de Diogo.