Jogadoras descobrem fim do time profissional do Ceará pela imprensa: 'Vergonha'

Equipe disputaria a Série A do Brasileiro feminino

Legenda: Nas redes sociais, atletas e ex-atletas da equipe se manifestaram sobre o tema com indignação
Foto: Rodrigo Coca/CearaSC.com

Jogadoras do Ceará tomaram conhecimento do fim do time profissional pela imprensa. É o que diz uma das ex-atletas em publicação numa rede social. O Alvinegro anunciou o fim do time feminino na tarde desta terça-feira (5), em nota para a imprensa. O clube também desistiu de disputar a Série A do Brasileiro e vai manter apenas as categorias Sub-15 e Sub-17.

Nas redes sociais, atletas e ex-atletas da equipe se manifestaram sobre o tema com indignação:

"Ficamos sabendo através da mídia. Vergonha apenas", revelou Bianca Sousa, então jogadora do Ceará.

imagem mostra atletas
Legenda: Bianca Sousa, atleta.
Foto: Reprodução/Instagram

"Quem diz ser amante do futebol não distingue as modalidades. Até onde vai o seu apreço pelo futebol feminino quando o seu também está na reta! Precisamos de gente que se disponibilize para dar continuidade a sonhos. Infelizmente as meninas perderam o Eduardo Arruda, o único que colocava o seu a mercê, pois realmente queria o crescimento da modalidade no clube. E vamos perder muito mais. Porém, a justiça que eu espero é divina, e essa não falha", escreveu a atacante Mariana Félix. 

"Torço pela base e que possam receber o "mínimo" diante desta situação toda. O futebol feminino vive no coração de quem as oportuniza. E que essa fase e essa visão também acabem, pois o trabalho que estava sendo feito no comando do Erivelton Viana é lindo", completou a jogadora.

Imagem mostra atletas
Legenda: Mariana Vitória, atacante, em uma rede social.
Foto: Reprodução/Instagram Mariana Félix

"E lá se vai mais um ano de descaso, lá se vai mais um clube sair impune. É isso que o tinha ganha ao ser campeão estadual", disse Verônica Fernandes, que defendeu as Meninas do Vozão em 2023. 

Imagem mostra print
Legenda: Verônica Fernandes, atleta.
Foto: Reprodução/Instagram

No comunicado feito nesta terça-feira (5), o Vovô alega "readequação orçamentária" para encerrar o projeto. O Ceará explica que vai focar os investimentos no time masculino, com intuito de retornar para a Série A. Com a desistência, as Meninas do Vozão voltam a jogar o torneio nacional em 2025, mas na terceira divisão. O clube, no entanto, deve disputar o torneio estadual deste ano com o time Sub-17.

Veja também

Ceará publica carta

No início da tarde desta quarta-feira (6), o Ceará publicou uma carta aberta para as jogadoras. No texto, o clube explica sobre o momento financeiro e parabeniza as profissionais. 

Carta aberta às nossas jogadoras: O futebol feminino no Brasil como um todo e, em especial no Ceará Sporting Club, é motivo de orgulho para nós. Vocês foram guerreiras, enfrentaram os maiores clubes do país e se sagraram campeãs brasileiras em 2022, um feito inédito no Nordeste. Algo que muito nos orgulha e que jamais será esquecido, podem ter certeza. Acontece que, como muitos já sabem, uma nova realidade financeira tem nos obrigado a tomar decisões difíceis, dentre as quais abrir mão da disputa do Campeonato Brasileiro Feminino deste ano.

Entretanto, isso não significa que o clube está extinguindo essa modalidade. De jeito nenhum. Disputaremos ainda este ano o Campeonato Estadual e seguiremos com o sub-15 e sub-17. O futebol feminino é um ativo do clube que merece ser preservado e valorizado. Abrir mão de uma disputa nacional não é algo confortável, pelo contrário.

Sei que vocês sonhavam com o momento de entrar em campo vestindo a nossa camisa, de marcar gols, o que torna esse momento ainda mais delicado. Entretanto, achamos que abrir mão da disputa nacional, em um país continental como o nosso, é o mais sensato neste momento, já que não poderemos oferecer o mesmo suporte que nos levou ao título há dois anos. No mais, reforço meu compromisso de que, tão logo a situação financeira se estabilize, a gente possa voltar a ter vocês vestindo a nossa camisa e levando o nome do Ceará Sporting Club cada vez mais longe.

A volta do futebol feminino profissional é um motivo a mais, um grande incentivo para que a gente busque o acesso à elite do futebol, que vindo, trará consigo a montagem do nosso elenco profissional feminino outra vez. Não vamos medir esforços para que isso aconteça. Aproveito ainda para reforçar e tranquilizá-las de que cumpriremos com todos os acordos financeiros pré-estabelecidos com as atletas que tiveram contrato encerrado ao fim de 2023.

Cordialmente, João Paulo Silva Presidente do Ceará Sporting Club