Na estreia de Martín Palermo, Fortaleza vence Vitória-BA na Arena Castelão pela Série A
A partida ocorreu neste sábado (13), pela 23ª rodada do Brasileirão
Na estreia do técnico argentino Martín Palermo, o Fortaleza venceu o Vitória-BA por 2 a 0, neste sábado (13), na Arena Castelão, pela 23ª rodada da Série A. O resultado foi obtido com gols de Breno Lopes e Bruno Pacheco, cada tento em um tempo, encerrando então a sequência de oito jogos sem triunfos na atual temporada.
Veja também
Apesar do placar, o time cearense segue em situação difícil, ainda na vice-lanterna, agora com 18 pontos. De forma momentânea, reduziu a distância para o Santos, o primeiro fora da zona de rebaixamento, para quatro. Enquanto isso, o rubro-negro baiano também permanece no Z-4 da tabela de classificação, em 17º, com 22.
O próximo compromisso tricolor no Brasileirão é sábado (20), quando enfrenta o Palmeiras, às 21h, no Allianz Parque. Já o Vitória-BA encara o Fluminense no Barradão/BA no mesmo dia, às 16h.
O jogo
O Fortaleza entrou em campo com novidades no time titular na estreia do técnico argentino Martín Palermo: o goleiro João Ricardo, o volante Pierre e o atacante Yago Pikachu. No esquema 4-3-3, o Leão apostou em linhas altas e uma marcação muito forte para tomar as rédeas da partida em casa.
Apesar da postura mais agressiva, a primeira chegada foi do Vitória-BA. Aitor desarmou Pierre e acionou Renato Kayzer, que invadiu a área e finalizou para fora aos 7. O time cearense respondeu aos 11, com Mancuso emendando voleio após cruzamento da esquerda, mas explodiu na marcação.
Assim, a partida seguiu truncada e com poucas chances de gol. A grande oportunidade foi aos 23, quando Erick recebeu com muita liberdade e finalizou no canto para uma defesaça de João Ricardo. Na sequência, uma parada para hidratação e a volta com o Fortaleza ainda mais agressivo no jogo.
Aos 30, a abertura do placar. Mancuso desarmou Ramon e a bola sobrou para Breno Lopes, que girou na área e mandou uma bomba para festa da torcida: 1x0. Com o placar positivo, o Fortaleza administrou o placar e não deu nenhuma brecha para o Vitória-BA reagir durante o fim do 1º tempo.
Na volta do intervalo, o Fortaleza voltou sem mudanças, com a mesma postura e logo ampliou o placar, com um golaço. Aos 2, Bruno Pacheco dominou lançamento de Matheus Pereira, arrancou até a área, passou por dois marcadores e bateu firme para mexer no placar da Arena Castelão: 2x0.
O ímpeto então foi mantido. Aos 10, a pressão quase resultou em novo tento. Pacheco aproveitou cruzamento cobrado por Pikachu e cabeceou firme para grande defesa do goleiro Lucas Arcanjo, que ainda parou finalizações de Eros Mancuso e Lucero, ambos na área, no rebote da jogada ofensiva.
Para a manutenção do ritmo, Palermo utilizou o banco e chamou Rodrigo e Lucas Crispim. Depois, acionou Pochettino e Marinho. Assim, modificou a estratégia e tentou encaixar mais o contra-ataque. Aos 29, as mudanças quase surtem efeito: Marinho cortou para o meio e bateu tirando tinta da trave.
O Vitória-BA tentou reduzir o placar, voltar para o jogo, mas levou perigo mesmo apenas nos acréscimos, quando o centroavante Renzo López testou na trave. No fim, o Fortaleza celebrou o resultado positivo, sem ser vazado, e a sobrevida dentro do Brasileirão no sonho da permanência.
Escalações
- Fortaleza | João Ricardo; Mancuso, Brítez, Gastón Avila e Bruno Pacheco; Pierre (Rodrigo), Matheus Pereira e Lucca Prior (Crispim); Breno Lopes (Pochettino), Pikachu (Marinho) e Lucero (Adam Bareiro). Técnico: Martín Palermo.
- Vitória-BA | Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Camutanga, Lucas Halter e Ramon; Gabriel Baralhas, Willian Oliveira (Dudu) e Aitor (Renzo López); Erick (Romarinho), Osvaldo (Matheuzinho) e Renato Kayzer (Fabri). Técnico: Rodrigo Chagas.
Fortaleza x Vitória-BA | Ficha técnica
- Competição: Série A do Brasileiro - 23ª rodada.
- Data: 13 de setembro, sábado.
- Horário: 16h.
- Local: Arena Castelão.
- Gol: Breno Lopes aos 30' 1T (1x0) e Bruno Pacheco aos 02' 2T (2x0).
- Cartões amarelos: Brítez, Pierre e Lucero (Fortaleza); Dudu, Raúl Cáceres, Baralhas, Aitor, Renato Kayzer e Camutanga (Vitória-BA).
- Árbitro: Edina Alves Batista (SP).
- Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Raphael de Albuquerque Lima (SP).
- VAR: Adriano de Assis Miranda (SP).
Saiba como foi o tempo real de Fortaleza 2x0 Vitória-BA