Com o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, garantido neste domingo (17) ao vencer a Ferroviária nos pênaltis, o Atlético-CE "abre uma nova vaga" para o Estado do Ceará na Série D de 2022. Caso não tivesse avançado, a Águia da Precabura disputaria novamente a 4ª divisão nacional, após encerrar o Campeonato Cearense - a distribuição de vagas ocorre pelos estaduais - na quarta colocação.
Entretanto, com a vaga assegurada na Série C, o Atlético-CE "cede a vaga" ao Icasa. O Verdão do Cariri encerrou a competição estadual na 7ª colocação e se junta a Crato e Pacajus. Ao todo, o Estado do Ceará terá três representantes na Série D de 2022.
Momento do futebol cearense
O bom momento do futebol local pode ser observado nos números de equipes disputando competições nacionais. Levando em consideração o Campeonato Estadual de 2021, dos dez participantes - incluindo os dois rebaixados à Série B do certame local (Guarany de Sobral e Barbalha) -, oito estarão representando o Estado do Ceará em três divisões.
Na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza encaminhou a permanência ao vencer a Chapecoense no último sábado (16). O Ceará, por sua vez, figura na 14ª colocação, com 30 pontos, precisando de 15 para chegar na "pontuação mágica".
Estado do Ceará em competições nacionais em 2022
- Série A: Ceará (até o momento) e Fortaleza
- Série C: Atlético-CE, Ferroviário e Floresta
- Série D: Crato, Icasa e Pacajus