CBF reconhece erro em pênalti não marcado para o Fortaleza contra o Goiás e árbitro é afastado

Leão e FCF encaminharam ofício contestando arbitragem de Bruno Araújo

Legenda: Bruno Araújo foi afastado pela CBF.
Foto: Thiago Gadelha/SVM

A CBF reconheceu erro de arbitragem em pênalti não marcado a favor do Fortaleza no jogo contra o Goiás, no Brasileirão. O duelo válido pela 10ª rodada terminou em 1 a 1, mas poderia ter sido a segunda vitória seguida do Fortaleza no torneio. O árbitro Bruno Arleu Araújo foi afastado pela entidade.

LANCE

Aos 21’ do 1º tempo, Pikachu, meia do Tricolor, foi puxado por Caetano, defensor do Goiás. O meia recebeu a bola de Moisés e avançou para a área. Ao tentar sair da marcação, sofreu falta do defensor do Goiás. 

O VAR chegou a alertar o árbitro Bruno Araújo para revisar a imagem através do vídeo. No entanto, ele manteve a decisão e não marcou pênalti para o Fortaleza.

Veja também

OFÍCIO

No dia seguinte ao duelo, 10 de junho, tanto o Fortaleza quanto a Federação Cearense de Futebol (FCF) oficiaram a Comissão de Arbitragem da CBF sobre o erro cometido por Bruno Araújo. 

A resposta foi enviada ao clube e a FCF no último dia 11 de junho (sábado). A entidade que comanda o futebol nacional  informou o recebimento da reclamação e destacou a consequência da decisão de Bruno Araújo. O documento é assinado por Wilson Luiz Seneme, presidente da CA.

“No lance em questão, onde ocorreu a recomendação do árbitro assistente de vídeo (VAR) para que o árbitro fizesse uma revisão em decorrência de um empurrão na área penal, entendemos que houve impacto no atacante em virtude da ação de empurrar do defensor.”
Luiz Seneme
Trecho da nota da Comissão de Arbitragem

Ainda no texto, a CBF resgata trecho do livro de regras para explicar melhor o contexto da situação faltosa: 

“Segurar - A infração de segurar só ocorre quando o contato de um jogador com o corpo ou equipamentos de adversário impedir o adversário de se movimentar."

Imagem mostra jogador de futebol
Legenda: Árbitro da partida foi afastado pela CBF.
Foto: Kid Junior/SVM

ERRO DA ARBITRAGEM

A Comissão de Arbitragem reconheceu o erro. Em outro trecho do documento, ressalta concordar com a reclamação feita pelo Fortaleza. Além disso, informa que o juiz foi afastado e encaminhado para o Programa de Assistência ao Desempenho de Arbitragem (PADA), para aperfeiçoamento.

A Comissão de Arbitragem está sensibilizada com o exposto, e compartilha do mesmo sentimento quando ocorrem equívocos de arbitragem. Registramos também que o árbitro envolvido será encaminhado para o recém-criado Programa de Assistência ao Desempenho de Arbitragem (PADA), onde poderemos avaliar o motivo da interpretação equivocada do árbitro. Após esse período de aperfeiçoamento, o árbitro poderá ser novamente utilizado em jogos da entidade.
Luiz Seneme
Trecho da nota da Comissão de Arbitragem

A entidade ressalta ainda que a Comissão de Arbitragem trabalha “incansavelmente para dar aos clubes a melhor prestação de trabalho possível, corrigindo os erros e fortalecendo os acertos”. 

No último domingo (12), Ceará e FCF enviaram nova reclamação sobre decisões dos árbitros Wagner do Nascimento Magalhães e Rodrigo Carvalhaes de Miranda (vídeo). Também no duelo contra o Goiás, o Vovô contesta dois lances: de um pênalti não marcado e da expulsão de Bruno Pacheco.

O Fortaleza volta a campo no a campo na quinta-feira (16), às 19 horas. O Leão enfrenta o Avaí na Ressacada.