Diante do Atlético-MG, o Ceará chegou ao 15º empate no Brasileirão de 2022. Com o resultado no Mineirão, na noite deste domingo (9), o Alvinegro perdeu uma posição e agora está em 16º na tabela. É o primeiro antes da zona de rebaixamento do torneio.
A equipe comandada por Lucho González emendou o quinto jogo sem vencer no returno. Ao todo, o Vovô tem 33 pontos numa campanha com 6 vitórias, 15 empates e 10 derrotas. Além disso, pela Série A, o Alvinegro segue sem vencer o Galo em terras mineiras. O tabu se mantém há 12 anos.
O Galo permaneceu em 7º. O grupo mineiro soma 45 pontos. Na competição, são 12 vitórias, 11 empates e 8 derrotas.
O Ceará enfrenta o Cuiabá em confronto direto na próxima rodada. O duelo será no domingo (16), na Arena Castelão, às 16h (de Brasília). Já o Atlético visita o Flamengo no sábado (15), às 20h30, no Maracanã.
RESUMO DO JOGO
1º Tempo
O duelo começou movimento no Mineirão. Com um minuto, o VAR foi acionado após a bola resvalar no braço de Bruno Pacheco. Porém, o árbitro marcou apenas escanteio para o Galo. O Atlético dominou as ações ofensivas. Ceará tentou trabalhar a bola no meio do campo, mas pouco levou perigo. Aos 14', Zaracho finalizou de fora da área, mas João Ricardo defendeu bem.
O Galo insistiu no ataque, dessa vez com Sasha. A equipe levou perigo com as bolas paradas. Pelo Ceará, Nino Paraíba arrancou com velocidade, mas foi barrado pela defesa do time mineiro. Alvinegro trabalha a bola e tenta furar o bloqueio adversário. Richardson cruzou na área e foi cortado pela zaga. O Vovô melhorou no jogo, passou a construir mais, porém não foi efetivo. Aos 30', Nino recebeu de Pacheco e avançou. O lateral escapou da defesa e quase conseguiu abrir o placar.
Richard Coelho foi atingido pela bola após chutão de Dodô. O jogador caiu no chão e deixou o campo de ambulância. O Ceará informou que o atleta está consciente e passa por exames. Fernando Sobral foi o substituto. Aos 39', Allan arriscou um chute de fora da área, mas a bola foi para fora. No entanto, a arbitragem já dava impedimento. Nino Paraíba tentou construir pela direita e não encontrou ninguém. O primeiro tempo terminou sem gols.
2º Tempo
A partida recomeçou movimentado para os dois lados. O Ceará chegou com Lima e Castilho, já o Galo apareceu com Dodô. O time cearense buscou o contra-ataque mas não finalizou com efetividade. O Atlético insistiu com Nacho, Sasha e Otávio. Keno também tentou, mas João Ricardo defendeu. Aos 10', Jô finalizou em cima do goleiro Rafael. A bola sobrou e a defesa afastou o perigo.
O duelo ficou mais faltoso. O Ceará cresceu na partida e teve boa chance em lançamento de Nino Paraíba para Jô. O atacante cabeceou para fora. Lucho González e Cuca fizeram as primeiras mudanças nos times. O Galo manteve a posse de bola, embora o Vovô tenha levado perigo à meta adversária. João Ricardo passou a ser mais acionado.
As equipes diminuíram o ritmo de jogo na etapa final. Aos 37', o Galo chegou com perigo em novo cruzamento de Ademir. Kardec apareceu na pequena área redesperdiçou o lance. Aos 42', Ademir tentou uma bicicleta e mandou para fora. A equipe cearense se fechou na defesa. Pavón ainda levou perigo e não teve sucesso. A equipe mineira foi superior nas finalizações, mas não balançou a rede adversária. O Ceará pouco pressionou e chegou ao 15º empate no Brasileirão.