Após desfalcar o Ceará em 3 jogos na Série A, Vina está perto da volta

O Vovô tem atuado sem Vinícius na Série A e perdeu rendimento, com os substitutos não conseguindo desempenho à altura. Guto Ferreira aguarda por ele após recuperação de lesão e ser liberado pelo departamento médico

Legenda: O meia Vinícius foi o melhor jogador do Ceará na conquista da Copa do Nordeste
Foto: FELIPE SANTOS/CEARASC.COM

O meia Vinícius tem sido desfalque no Ceará desde o 2º tempo do jogo final da Copa do Nordeste diante do Bahia, vencido pelo Vovô e que consagrou o clube com o bicampeonato regional no dia 4 de agosto. Ele, que foi o melhor jogador da competição, era a referência no meio-campo do Vovô, atuando como meia armador com Guto Ferreira, virou desfalque logo com a Série A próxima de iniciar.

Assim, o Vovô jogou sem ele nas três rodadas iniciais na elite, contra Sport (2x3, no dia 8 de agosto, na Ilha do Retiro), Grêmio (1x1, no dia 12 de agosto, na Arena Castelão) e Atlético/MG (0x2, no dia 16 de agosto, no Mineirão). A ausência de "Vina" foi bastante sentida pela equipe, que não manteve o nível, conquistando um ponto de nove possíveis.

E nos três jogos, Guto Ferreira precisou utilizar três jogadores diferentes para a função de armador. Contra o Sport, na estreia da Série A, jogou Rafael Sóbis; no jogo diante do Grêmio, na 2ª rodada, foi a vez de Fernando Sobral; e no último domingo, contra o Atlético/MG, Lima fez a função.

Confira mais notícias do Ceará

Lima na antiga função

Dos três utilizados, Lima foi o que melhor se saiu, jogando em uma função que já desempenhou no Vovô, em 2017. Naquela Série B, o então técnico Marcelo Chamusca, escalava Lima como meia armador, e centralizado, viveu seu melhor momento pelo Ceará, no ano do acesso. Naquela destacada campanha, foram 22 jogos e cinco gols marcados.

Tanto é que no retorno de Lima ao Vovô, em 2019, ele não repetiu as atuações, jogando mais pelas pontas. Este ano, foi a 1ª vez que atuou na antiga função e pode ser útil ao time de Guto Ferreira até a volta de Vinícius, como no duelo de amanhã contra o Vasco, às 20 horas, na Arena Castelão, pela 4ª rodada.

Vinícius está recuperado de lesão na posterior da coxa, já foi liberado pelo departamento médico e, em breve, iniciará os trabalhos físicos para retornar ao time.

A tendência é que Vina ainda não seja relacionado para o duelo com o Bahia, no próximo domingo (23), às 20 horas, pela 5ª rodada, mas possa voltar para duelo pela Copa do Brasil, contra o Vitória, no dia 26, no Barradão, quando o Vovô buscará vaga na 4ª fase. O Alvinegro venceu o jogo de ida, por 1 a 0, em casa.

Legenda: Atuando na antiga função que se destacou em 2017, Lima teve bom desempenho
Foto: Pedro Chaves / FCF

Esperado

O meia Vinícius chegou ao Ceará com a missão de substituir Thiago Galhardo, principal armador da equipe na Série A de 2019. Não chegou ao clube badalado como outras contratações, a exemplo de Rafael Sóbis e Fernando Prass, mas se tornou um dos jogadores mais importantes na temporada. Ele ainda é o artilheiro do Vovô no ano, com seis gols, e foi eleito o melhor jogador da Copa do Nordeste, com cinco gols marcados e quatro assistências. Participou diretamente de nove dos 21 gols do Vovô no Nordestão.

Logo em seu primeiro jogo pelo Vovô, marcou diante do Frei Paulistano/SE, mas foi contra o Bahia, que "Vina" deslanchou com a camisa do Alvinegro, marcando um golaço de fora da área. Ele deixaria sua marca ainda contra River/PI e Barbalha, mas contra CRB e Vitória foi decisivo para o Vozão vencer.

Até a chegada de Guto Ferreira, Vinícius sempre jogou ao lado de outro meia armador, como Felipe Silva. Mas foi com a mudança tática com o novo técnico, jogando centralizado como único meia, que "Vina" cresceu.

Assim, quando ele estiver à disposição de Guto, deve voltar como único meia armador, já que Fernando Sobral herdou a vaga do também desfalque Felipe Silva, dando mais consistência defensiva ao time e é titular absoluto.